O maior adversário do Juventude para evitar o rebaixamento do Campeonato Brasileiro nem sempre está do outro lado do campo ou vestindo um uniforme diferente. Em 21 jogos na Série A até aqui, em poucas partidas o rival foi imponente ante a equipe alviverde, como nos casos de Palmeiras, Corinthians e Flamengo.
Na grande maioria dos jogos, o Juventude teve como seu "principal inimigo" ele mesmo. Foram diversas oportunidades desperdiçadas de gols, falhas quase que inexplicáveis defensivamente e falta de capricho na hora de concluir as jogadas que transformaram um time que sonhava em conquistar mais um ano na elite em uma equipe que parece fadada ao rebaixamento para a Série B de 2023.
Tentando lutar contra esse cenário de queda, o Juventude entra em campo neste sábado (13), às 20h30min, contra o Cuiabá, na Arena Pantanal. Na capital do Mato Grosso, os comandados do técnico Umberto Louzer tentam começar fora de casa uma reação que possa remotivar a parte da torcida que parece já estar conformada em jogar a Série B no próximo ano.
Um primeiro passo para retomar a confiança é voltar a vencer fora de casa. Das 10 partidas como visitante, o Juventude só venceu o Avaí, pela sexta rodada, no dia 15 de maio. Desde o 2 a 1 no Estádio da Ressacada, o Papo jamais saiu com os três pontos da casa do rival. No restante, foram cinco derrotas e quatro empates.
- Estamos no caminho. Infelizmente, os resultados não estão acontecendo. Se puxar na memória, nenhum adversário, tirando o Flamengo, foi superior a nós, amassou e obteve vantagem. Na ocasião, o Flamengo mereceu vencer pois nós não fizemos uma boa partida. Não podemos fugir também dessa realidade, o torcedor também está enxergando - afirmou Louzer, que não comandava o time contra Palmeiras e Corinthians.
Mesmo para quem ainda alimenta a esperança de o Juventude evitar o rebaixamento, a missão não será do dia para a noite. A equipe alviverde está certa no Z-4 em pelo menos três rodadas por conta da pontuação e do número de vitórias.
Além dos aspectos emocionais de conquistar a vitória, derrotar o Cuiabá no Mato Grosso dará ao Papo a possibilidade de deixar a lanterna na próxima rodada. Se o Papo ganhar, fica apenas um ponto atrás do Dourado e a três do primeiro time fora do Z-4 - seja o Avaí ou o Coritiba, que têm 22 pontos e são 16º e 15°, respectivamente.
O torcedor fez sua parte até aqui, o time nem tanto. Por isso, mesmo longe de casa, caberá aos jogadores alviverdes mostrarem que o destino do Juventude é diferente daquele que a maioria das pessoas pensa.