A frustração tomou conta do vestiário do Caxias após a derrota de virada para o América-RN nas quartas de final da Série D. Novamente, o Grená deixa escapar a possibilidade de acesso à Série C. As entrevistas coletivas ganharam o tom da desolação. O presidente Paulo Cesar Santos foi o último a falar na Arena das Dunas, depois do técnico Thiago Carvalho e do gerente de futebol Filipi Cruz.
O mandatário começou a sua fala relatando todo o esforço da diretoria para dar o suporte necessário ao elenco. O Caxias fez uma logística preocupada nos mínimos detalhes. Contudo, dentro de campo, a resposta foi negativa.
— Acreditávamos que pudéssemos agora estar comemorando o acesso. Infelizmente, não deu. Algumas decisões lá atrás, no início do ano, refletem até hoje na competição. Quando vamos fazer contratações e a estimativa de elenco, se reflete na Série D. É o que teremos no próximo ano. Faltando 25 minutos de partida e tomar esse revés não tem explicação — avaliou o presidente grená.
Paulo Cesar Santos fez seu último jogo como mandatário máximo do Estádio Centenário. Após o jogo, ele confirmou que não seguirá na direção para o ano de 2023. O dirigente também fez um balanço do ano grená e admitiu erros da direção no futebol.
— Não tem como ser diferente, foram algumas contratações. Quando você fecha o plantel e faz algumas contratações, você limita novas contratações para o restante do ano. Elas têm que vir para o Gauchão, temos que avaliar muito bem o perfil que desejamos ter de elenco. Mas o elenco tem que ser contratado para o Campeonato Gaúcho e ajustado para a Série D, que é outra competição — avaliou.
O presidente preferiu não citar nomes de jogadores, mas também criticou que alguns deles sentiram o peso da decisão e caíram de rendimento no momento mais importante, de saber segurar a vantagem após ter aberto o placar fora de casa.
— As imagens e o resultado demonstram isso. Não estou condenando ninguém, mas tem jogador que sente mais de 30 mil pessoas, jogo decisivo. Estávamos com o resultado na mão e dois gols de vantagem. Tínhamos que ter mais gana, atitude e acreditar. Tínhamos tudo, fizemos tudo certo, vocês viram no hotel. Só faltou ter a atitude de vencedor, infelizmente alguns não conseguiram segurar o emocional — finalizou o presidente do Caxias, Paulo Cesar Santos.