A torcida do Caxias foi quem cantou mais alto no Estádio Cristo Rei na tarde deste domingo (3). Com uma boa presença no setor de visitantes e aos gritos de "vamos subir, Grená", o time foi até o alambrado aplaudir torcedores após garantir a classificação antecipada ao mata-mata da Série D. Em São Leopoldo, o Caxias saiu atrás do placar, mas buscou o empate com gol de Marcelo, aos 44 minutos do primeiro tempo. O empate em 1 a 1 garantiu a equipe da Serra na segunda fase.
O técnico Thiago Carvalho promoveu mais mudanças na equipe. Artilheiro grená na temporada com nove gols, o meia Diogo Sodré voltou entre os titulares. Ele foi o autor do gol da vitória diante do São Luiz. A dupla de volantes também mudou. Amaral e Marlon começaram entre os 11 iniciais. Por fim, Giovane Gomez foi escalado com a camisa 9. Ele se recuperou de uma lesão de grau um na panturrilha.
O JOGO
O primeiro ataque foi do Grená. Aos 3 minutos, de fora da área, Diogo Sodré recebeu de Deivid e arriscou de longe. A bola passou perto do gol, mas foi para fora. Os 20 minutos seguintes foram de muita transpiração e pouca inspiração em campo. O jogo ficou mais brigado, ao estilo do Campeonato Gaúcho. O Aimoré tentar impor seu ritmo, mas parava na marcação grená.
Aos 24 minutos, o Aimoré teve a sua primeira grande oportunidade e não desperdiçou. Mardley fez um cruzamento forte pela direita e encontrou Wesley Pacheco livre na pequena área. O camisa 9 só teve o trabalho de escorar para o gol de André Lucas. O lance gerou muita reclamação dos jogadores do Caxias, que cercaram a auxiliar Maíra Mastella questionando um impedimento.
O Caxias encontrava dificuldades para trabalhar a bola pelo meio. Um dos motivos, o gramado irregular do Estádio Cristo Rei. Aos 39, novamente Diogo Sodré tentou a finalização. O chute do bico da grande área pelo lado esquerdo foi sem muita força, facilitando a defesa de Fabián Volpi. Aos 42, em cobrança de escanteio de Furlan, Giovane Gomez cabeceou, mas nos braços do goleiro do índio Capilé.
Nos instantes finais, o Caxias cresceu no jogo. Aos 44, Marcelo recebeu um lançamento certeiro de Diogo Sodré. O lateral grená saiu na cara de Fabián Volpi, que foi driblado. Depois, sem ninguém na frente, Marcelo deu um toque sutil para as redes para festa da torcida grená presente. A partida foi para o intervalo com 1 a 1 no placar.
Segundo tempo
O Grená voltou do vestiário com uma mudança. O lateral-esquerdo Rennan Siqueira entrou no lugar de Furlan. Com poucos minutos da etapa final, o técnico Thiago Carvalho sacou Deivid e colocou Diego Mathias. O atacante sentiu o músculo posterior da coxa direita. Mais ligado em campo, o Caxias retornou melhor. Aos 10 minutos, Diego Mathias teve a oportunidade de virar na marca do pênalti, mas o chute saiu prensado sobre a marcação.
A partida seguia fraca tecnicamente e com muitas paradas, mas o Caxias continuava encontrando espaços. Aos 24, Diego Mathias achou Diego Sodré dentro da área. O camisa 10 bateu de primeira, mas Fabián Volpi foi ágil para evitar a virada. Com um adversário retraído, o Caxias tomou conta do jogo. O Aimoré apostava nos contra-ataques, com Córdova.
Aos 33, a torcida do Aimoré quase soltou o grito de gol. Em cobrança de falta frontal, Gonçalves bateu com força. O goleiro André Lucas pulou e a bola caiu sobre a rede, enganando o torcedor. Aos 38, foi a vez do Caxias ter uma falta de frente para a meta do Índio Capilé. Marcelo cobrou sobre a barreira e quase marcou, se não fosse a defesa do arqueiro do Aimoré.
Aos 45, a chance da virada do Caxias. Em falta ao lado da área, Wesley desviou de cabeça para fora. Melhor no segundo tempo, o Grená esteve mais perto da vitória, mas o jogo terminou em 1 a 1.
FICHA TÉCNICA
Campeonato Brasileiro - Série D - 12ª rodada
Aimoré 1x1 Caxias
Data: 03/7 (Domingo)
Local: Estádio Cristo Rei, São Leopoldo
Horário: 15h
Aimoré
Fabián Volpi; Anilson, Milani, Guilherme Lacerda, Higor; David, Paulinho Dias (Córdova 12/2º), Gonçalves (Matheus Nunes 33/2º); Júnior Fialho (Júnior Fialho (33/2º), Mardley e Wesley Pacheco (Edgar 16/2º). Técnico: Edinho Rosa
Caxias
André; Marcelo, Wesley, Thiago Sales, Furlan (Rennan Siqueira/Intervalo); Amaral (Vidaletti 25/2º), Marlon, Diogo Sodré; Matheuzinho, Deivid (Diego Mathias 7/2º) e Giovane Gomez (Batista 19/2º). Técnico: Thiago Carvalho
Arbitragem: Djonaltan Costa de Araújo (PA); auxiliador por Mauricio Coelho Silva Penna (RS) e Maíra Mastella Moreira (RS). Quarto árbitro, Francisco Soares Dias (RS).
Cartão amarelo: Furlan (C), Paulinho Dias (A), Edinho Rosa (A), Marcelo (C), Thiago Carvalho (C), Diogo Sodré (C), Córdova (A), Vidaletti (C), Marlon (C), Higor (A), Batista (C), Milani (A)
Gols: Wesley Pacheco (A), aos 24min; Marcelo (C), aos 44min, no primeiro tempo.