A equipe sub-22 do Caxias do Sul Basquete/Recreio da Juventude estreou com o pé direito na Liga de Desenvolvimento (LDB) 2022. Atuando em Santa Cruz do Sul, contra os donos da casa, o time do técnico Bruno Lopes derrotou o União Corinthians por 77 a 62. Na próxima rodada, nesta terça-feira (19), o Caxias encara o Cerrado, às 16h45min, em Santa Cruz do Sul.
Na partida, os destaques foram o ala/armador Gabriel Santos, com 18 pontos, o armador Elias, com 15, e o pivô Luan, com 13 pontos e nove rebotes.
Com um time forte na defesa, o Caxias Basquete/Recreio foi logo para cima do time da casa. Com Elias e Gabriel Santos em grande sintonia, a equipe da Serra chegou a abrir 10 pontos quando faltavam pouco mais de três minutos para o término do período, quando o placar apontava 17 a 7. O União Corinthians até tentou uma recuperação no final, mas o time caxiense levou o quarto inicial por 18 a 12.
No segundo período, a marcação do Caxias Basquete/Recreio foi ainda mais forte. Com o revezamento entre os pivôs Luan e Vitor Borges, a briga no garrafão defensivo da equipe da Serra era de vantagem caxiense. Assim, a margem no placar abriu ainda mais e Caxias do Sul foi para o intervalo vencendo por 36 a 21 — com 18 a 9 no período. Com 11 pontos e quase 65% de aproveitamento nos arremessos, Gabriel Santos foi o cestinha do primeiro tempo.
No terceiro quarto, o time da casa começou melhor e chegou a reduzir a diferença para oito pontos. Porém, na reta final do período, a partir de uma bola de três de Elias, o Caxias reencontrou o seu ritmo e marcou 11 pontos em sequência. Com isso, fechou a parcial em 57 a 39.
A ampla vantagem fez o Caxias Basquete administrar o jogo nos últimos 10 minutos. Rodando o elenco e com Luan, Gabriel e Elias como os destaques individuais, a equipe soube controlar as ações e fechou a vitória por 77 a 62.