A Divisão de Acesso chega na sua fase decisiva. Nas próximas semanas, serão disputados os jogos de mata-mata para definição das duas equipes que irão subir para a elite do futebol gaúcho. Um dos representantes da Serra é o Esportivo, do técnico Carlos Moraes, que terminou a primeira fase na quarta colocação do grupo A com 21 pontos em 14 jogos. Um aproveitamento de 50%. Nas quartas de final, o Tivo enfrenta o Santa Cruz, líder do outro grupo.
Durante a primeira fase, o Esportivo sofreu com lesões e saída de atletas. O volante Ceará deixou o clube em meio à competição para defender o Juazeirense na Série D do Campeonato Brasileiro. Além disso, o volante Chicão e o meia Wallacer desfalcaram a equipe com lesões musculares. O atacante Marcos Paulo machucou o tendão na primeira rodada e também virou problema. Neste contexto, o Esportivo buscou uma evolução para classificar.
— A questão da evolução técnica. Na segunda metade da competição, no início do returno, conseguimos ter uma ideia real da equipe. Não é só com o Esportivo que aconteceu isso, mas com outras equipes também. Muitos jogadores nossos chegaram em meio à temporada. Praticamente não tivemos pré-temporada. Tivemos irregularidade no início da competição, as lesões nos acompanharam. Jogamos sem um centroavante da primeira rodada até a 11ª, porque ele estava no departamento médico — analisou o técnico Carlos Moraes, em entrevista ao programa Show dos Esportes, da Rádio Gaúcha Serra.
Agora, dois jogos decisivos. O primeiro confronto será domingo (19), às 15h, no estádio Montanha dos Vinhedos. Em caso de empate em pontos ganhos ao término do segundo jogo das quartas de final, classifica a equipe com maior saldo de gols simples e se persistir a igualdade, a decisão do jogo ocorrerá através dos pênaltis. Quem vencer, enfrenta Glória ou Lajeadense na próxima fase da competição.
— O Santa Cruz nós enfrentamos em dois amistosos de preparação. Tem uma boa equipe e experiente, com bastante jogadores da Série A. Divisão de Acesso, no mata-mata, os jogos são muito equilibrados. Os jogos se desenham muito iguais. Quem tiver melhor fisicamente e tecnicamente, e principalmente psicologicamente pronto em confronto de mata mata, leva vantagem. Os investimentos são muito parecidos — finalizou o técnico Carlos Moraes.
Confrontos das quartas de final
- Avenida x Veranópolis*
- Passo Fundo x Pelotas
- Esportivo x Santa Cruz
- Lajeadense x Glória
* Pela tabela atual, o Avenida enfrentará o Veranópolis no mata-mata. No entanto, pode ocorrer uma mudança em julgamento marcado no Tribunal de Justiça Desportiva (TJD) para a próxima sexta-feira (17).