A campanha do Juventude nas 12 primeiras rodadas do Campeonato Brasileiro 2022 é preocupante. O time alviverde soma apenas 10 pontos, com duas vitórias, quatro empates e seis derrotas. O aproveitamento é de 27%.
Desde a terceira rodada da competição, o Verdão está na zona do rebaixamento e não consegue deixar essa condição. Nesta temporada, o Ju tem sofrido com a defesa mais vazada da competição — 21 gols tomados— e com empates sofridos no fim das partidas ou viradas de resultados nos últimos dois jogos em casa.
Com apenas duas vitórias (Avaí e Fluminense), o Juventude deixou escapar pontos importantes neste Brasileirão. Em sete das 12 partidas, o Ju liderou o placar, mas em cinco não conseguiu vencer. Em três oportunidades, o Ju estava à frente no placar, mas sofreu a igualdade. Contra o Bragantino, na primeira rodada, conseguiu virar o resultado, mas aos 44 minutos do segundo tomou o gol de empate.
Na quarta rodada, vencia o Botafogo no Rio de Janeiro, porém aos 38 minutos da etapa final, pênalti e gol do cariocas. No oitavo jogo, no Ceará, o Ju conseguiu abrir vantagem para o Fortaleza, mas sofreu o empate, dessa vez mais cedo, aos 20 minutos do segundo tempo.
Além disso, a equipe abriu o placar, mas tomou duas viradas seguidas nos últimos jogos no Estádio Alfredo Jaconi. Primeiro, diante do Athletico-PR (3 a 1) e posteriormente para o Santos (2 a 1). Portanto, em 12 rodadas, o Juventude liderou o placar em sete, mas em cinco oportunidades (41% dos jogos) não soube manter o empate ou a vitória. Vale lembrar, que na partida pela Copa do Brasil contra o São Paulo, o time do técnico Eduardo Baptista também abriu boa vantagem, 2 a 0, mas sofreu o empate no Estádio Alfredo Jaconi.
— Cada jogo tem uma história diferente, mas trata-se de um cenário que preocupa pela falta de equilíbrio da equipe em momentos diferentes das partidas. Em alguns casos, faltou força, física e técnica, para segurar o resultado. Em outros, o time não conseguiu manter o rendimento durante toda a partida. O Juventude carece de equilíbrio, de consistência neste início de competição — avalia Maurício Reolon, comentarista do esporte da RBS na Serra.
Na temporada passada, na campanha de permanência na Série A, o Juventude sofreu 14 derrotas em todo o campeonato. Até agora, em 2022, já são seis. Além disso, em 2021, a equipe sofreu três viradas nas 38 rodadas (Atlético-MG, Athletico-PR e São Paulo).
Nas 12 rodadas iniciais do Brasileirão do ano passado, o grande problema do Juventude era o número de gols sofridos no começo do segundo tempo dos jogos. Isso aconteceu diante do Athletico-PR, na derrota por 3 a 0, com gols aos dois e aos quatro minutos, e se repetiu diante do Palmeiras, 3 a 0 para os paulistas e gol aos oito minutos da segunda etapa. Por fim, contra o Inter, o Ju sofreu um gol aos seis minutos.
Juventude - Brasileirão 2022
1ª rodada - Juventude 2x2 Bragantino - virou e sofreu o empate no fim
2ª rodada - América-MG 4x1 Juventude
3ª rodada - Juventude 0x1 Cuiabá
4ª rodada - Botafogo 1x1 Juventude - saiu na frente e sofreu o empate no fim
5ª rodada - Juventude 1x1 Inter
6ª rodada - Avaí 1x2 Juventude
7ª rodada - Juventude 0x3 Palmeiras
8ª rodada - Fortaleza 1x1 Juventude - saiu na frente e sofreu o empate
9ª rodada - Juventude 1x0 Fluminense
10ª rodada - Juventude 1x3 Athletico-PR - saiu na frente e sofreu a virada
11ª rodada - Corinthians 2x0 Juventude
12ª rodada - Juventude 1x2 Santos - saiu na frente e sofreu a virada
:: 12 rodadas
:: Liderou o placar em 7 jogos (58% dos jogos)
:: Manteve a liderança e venceu em apenas 2 jogos
:: Sofreu empate ou virada em 5 jogos (41% dos jogos)
:: Defesa mais vazada com 21 gols
:: Sofreu gols em 11 dos 12 jogos