O Juventude voltará do Ceará com um ponto na bagagem. Na noite deste sábado (28), o time de Eduardo Baptista teve mais uma atuação consistente fora de casa, chegou a sair na frente do placar, mas acabou cedendo o empate e ficou no 1 a 1, na Arena Castelão.
Com o resultado, o Ju chegou aos sete pontos, na 17ª colocação. O Fortaleza segue na lanterna, com dois. Na próxima rodada, a equipe alviverde encara o Fluminense, no domingo (5), às 11h, no Alfredo Jaconi.
Em um começo de jogo de muito estudo e com o Ju mais postado no campo defensivo, a primeira finalização foi dos visitantes. Aos cinco minutos, Yuri recebeu de Pitta e arriscou de fora da área. Marcelo Boeck espalmou para o lado. O Fortaleza tinha a posse de bola, mas encontrava muitas dificuldades para furar a boa marcação alviverde.
Por outro lado, quase sempre pelo lado esquerdo de ataque, o Ju começou a encontrar espaços para levar perigo aos donos da casa. Em três oportunidades, Pitta estava bem posicionado na área, mas o passe de William Matheus ou Chico não foi preciso. Aos 23, em lançamento longo, Paulo Henrique recebeu na direita e tentou o cruzamento para Pitta, mas Benevenuto apareceu para salvar e mandar para escanteio.
O Fortaleza só foi finalizar aos 25 minutos. Após boa triangulação, Silvio Romero tentou de fora da área, mas César defendeu firme, no meio do gol. Na resposta, aos 29, Benevenuto errou na saída e Bruninho finalizou para o Ju de pé esquerdo, longe da meta.
A equipe visitante era melhor na partida e voltou a assustar aos 35. O Juventude girou a bola com tranquilidade até Chico receber na meia esquerda. O meia dominou, puxou para o meio e arriscou com força. A bola foi no meio do gol, fácil para Boeck.
Os minutos finais foram de uma tentativa de pressão dos donos da casa. Na melhor chegada do Fortaleza na primeira etapa, aos 45, Lucas Lima cruzou da direita e Moisés desviou de cabeça para fora, à direita da meta.
SEGUNDO TEMPO
Com a entrada de Vitor Gabriel na vaga de Bruninho, o Ju voltou ao segundo tempo disposto a levar mais perigo ao gol adversário. E conseguiu fazer isso logo no primeiro minuto. Após cobrança de escanteio a bola sobrou na área e Forster chutou firme, no canto, para grande defesa de Boeck.
Aos três, mais uma chegada com perigo. Pitta foi lançado em velocidade, entrou na área e Ceballos salvou na hora da finalização. Na sequência, o centroavante deu a cavadinha para a área e Chico reaproveitou na segunda trave. O meia tentou a batida cruzada e Boeck voou para evitar o gol. Só que após a cobrança de escanteio não teve jeito. Chico dominou na ponta direita, entortou Juninho Capixaba e cruzou de pé esquerdo. Vitor Gabriel, na sua primeira finalização, mandou de cabeça, no cantinho: 1 a 0.
Mesmo com a vantagem, o Juventude seguia no mesmo ritmo. Aos oito, em triangulação perfeita pela esquerda, Pitta tabelou com Vitor Gabriel, driblou Landázuri e mandou uma bomba no canto. O goleiro do Fortaleza evitou o segundo gol.
O Fortaleza tinha muitas dificuldades para criar e só foi levar perigo aos 19. Após cobrança de falta frontal na barreira, Zé Welison encontrou um chute com extrema felicidade, forte e sem chances de defesa para César: 1 a 1 no placar.
O gol animou o time da casa, que por outro lado também oferecia mais espaços ao Ju. Em um confronto aberto, faltava assertividade para os dois lados no campo de ataque. Com as cinco mudanças feitas pelo dois técnicos, o jogo ganhou em intensidade, mas perdeu em qualidade.
O Fortaleza teve a chance da virada aos 51. Romarinho avançou pela esquerda, ganhou de Thalisson e cruzou para Pikachu finalizar sobre o gol.
FICHA TÉCNICA
Brasileirão - 8ª rodada
Fortaleza 1x1 Juventude
Arena Castelão
Fortaleza
Marcelo Boeck; Tinga (Landazuri, 10/1º, depois Depietri, 37/2º), Benevenuto e Ceballos; Pikachu, Felipe, José Welison, Lucas Lima e Lucas Crispim (Juninho Capixaba, int.); Moisés (Romarinho, 18/2º) e Silvio Romero (Robson, 18/2º). Técnico: Juan Pablo Vojvoda
Juventude
César; Rômulo (Thalisson, 28/2º), Vitor Mendes, Rafael Forster (Paulo Miranda, 34/2º) e William Matheus; Jean Irmer, Yuri, Paulo Henrique (Paulinho Moccelin, 16/2º), Bruninho (Vitor Gabriel, int.) e Chico; Pitta (Ricardo Bueno, 34/2º).
Gols: Vitor Gabriel (J), aos 4min, no segundo tempo. Zé Welison (F), aos 19min, no segundo tempo.
Amarelos: Romarinho, Lucas Lima (F); Yuri, Paulo Henrique, Chico (J).
Árbitro: André Luiz de Freitas Castro (GO), auxiliado por Alessandro Alvaro Rocha de Matos (Fifa/BA) e Bruno Raphael Pires (Fifa/GO). No VAR, Daiane Caroline Muniz dos Santos (Fifa/SP).