
O Juventude entra em campo neste sábado para encarar um rival duríssimo. Se engana quem olha apenas a tabela da Série A ou os resultados do adversário nessas rodadas iniciais. O Fortaleza que avançou à segunda fase da Libertadores é o mesmo que ainda não venceu no Brasileirão e ocupa a lanterna da competição.
A equipe cearense tem um trabalho de longo prazo com o técnico Juan Pablo Vojvoda e é natural que o foco se voltasse mais à participação histórica na competição continental ou até mesmo na Copa do Brasil. Agora, com a classificação garantida, o discurso no Ceará é de mudança de chave para se recuperar na Série A. E o desafio do time de Eduardo Baptista no Castelão será conter essa euforia e buscar fazer um confronto de equilíbrio.
Até aqui, Juventude e Fortaleza são equipes que sofrem muitos gols e estão no Z-4 justamente por não terem conseguido traduzir muitas vezes o desempenho em resultado. Mesmo diante do lanterna, um ponto para o Ju no Castelão é bom resultado. E não se trata de pessimismo ou de ver o time alviverde tão inferior. Mas, para conseguir algo a mais, será preciso mais uma jornada de transpiração e decisões assertivas fora de casa.