A nadadora Larissa Rodrigues fechou sua primeira participação no Mundial de Natação Paralímpica de forma brilhante. Neste sábado (18), no dia de encerramento da competição na Ilha da Madeira, em Portugal, a jovem atleta de Ipê conquistou a sua segunda medalha de bronze, nos 200 metros livre, classe S3, e ainda chegou na final da prova dos 100m livre, também no S3.
Promessa da natação paralímpica, Larissa tem 17 anos e também participou, em 2022, do Mundial Jovem da modalidade, realizado em Berlim, na Alemanha. Lá, pela primeira vez, defendeu a seleção do brasileira. A atleta, que treina no Recreio da Juventude, em Caxias do Sul, está em busca dos índices para representar o país nas Paralimpíadas de Paris, em 2024.
O sábado (18) pela manhã foi de jornada dupla para Larissa. Primeiro, ela entrou na piscina para a final dos 200m livre, sua principal prova. Com 4min58seg08, ficou em terceiro lugar, atrás da canadense Nikita Ens e da campeã norte-americana Leane Smith.
Já nas eliminatórias dos 100m livre, ela garantiu vaga na decisão com o quinto melhor tempo: 2min25seg50. Durante a tarde, em sua última participação na competição, Larissa confirmou o quinto lugar na final, com o tempo de 2min27s80.
Na última segunda-feira (13), Larissa já havia ficado com o bronze nos 150 metros medley na classe SM3. Detentora do recorde brasileiro na prova, ela melhorou ainda mais seu desempenho na final e fechou a disputa em terceiro, com o tempo de 3min56seg62.
Larissa Rodrigues ainda chegou em outras finais. No domingo (12), na primeira prova disputada no Mundial, a nadadora conquistou o 7º lugar nos 50 metros peito. Nos 50 metros livre, acabou em sétimo.
Outro destaque gaúcho na competição foi a nadadora Maria Carolina Santiago, que conquistou medalha em todas as provas que disputou no Mundial na Ilha da Madeira, em Portugal. A paratleta do Grêmio Náutico União voltará para o Brasil com seis ouros e uma prata.