Semifinalista em 2020, o Juventude volta a disputar o Brasileirão de Aspirantes a partir desta quinta-feira (30). No Estádio José Liberatti, em Osasco-SP, a equipe alviverde encara a Ponte Preta, às 15h, na estreia da competição de base. O torneio é considerado um dos mais importantes do calendário do clube no ano, justamente por oportunizar experiência e visibilidade para jovens atletas em confrontos de alto nível.
O Ju participa do torneio pelo terceiro ano seguido e está no grupo B, que ainda conta com Ponte Preta, Bragantino e Vila Nova-GO. Os times se enfrentam dentro da chave e os dois melhores avançam. São 16 equipes na disputa, divididas em quatro grupos. Nas quartas de final e semifinal, os jogos serão eliminatórios, em partidas de ida e volta. A grande final do torneio vai ser realizada em jogo único, no dia 25 de setembro.
Mesmo que se trate de uma competição sub-23, o Juventude atuará com seu time sub-20. Além dos atletas que estão na disputa do Gauchão, onde o clube está nas quartas de final, outros jogadores da categoria foram trazidos para reforçar o elenco.
— É uma preparação voltada para as duas situações, mas com peculiaridades no perfil de cada competição. O Brasileiro de Aspirantes traz uma visibilidade importante e vamos enfrentar times com atletas mais velhos. Mesmo assim, não vamos deixar nosso perfil agressivo e competitivo de atuar — analisou o técnico Alexandre Lemos, que valorizou a chance de encarar algumas das principais equipes do país:
— Faz parte do projeto do Juventude, mais a formação dos atletas do que o próprio resultado. Mas não podemos entrar em campo com a camisa desse clube sem o objetivo de vencer.
No grupo de 16 jogadores relacionados para a estreia, uma das novidades é o meio-campista Gabriel Tota, contratado no início da temporada junto ao Mirassol. O atleta de 20 anos integra o grupo principal e participou de sete partidas no ano, com um gol marcado no Gauchão.
—Ele foi muito bem no Mirassol, é um atleta que conheço muito bem. É importante para ele ter essa minutagem para quando for chamado no Brasileirão estar pronto — destacou Lemos.
Outro nome a ser observado é o do atacante Weliton, 17 anos, que foi relacionado nas duas últimas partidas do Ju na Série A do Brasileiro e também viajou com o time sub-20 para encarar a Ponte Preta.
Tabela da 1ª fase
1ª rodada
30/6, às 15h
Ponte Preta x Juventude
2ª rodada
7/7, às 15h
Juventude x Vila Nova-GO
3ª rodada
14/7, às 15h
Bragantino x Juventude
4ª rodada
28/7, às 15h
Juventude x Bragantino
5ª rodada
4/8, às 15h
Vila Nova-GO x Juventude
6ª rodada
11/8, às 15h
Juventude x Ponte Preta
Relacionados
Goleiros: Arthur Ribas e Luizão
Zagueiros: João Mesquita e Jeder
Laterais: Nicolas Luft e Da Rocha
Meio-campistas: Gehring, Pará, Gabriel Tota, Júlio Kauê, Henrique Padilha e Rafa Rech
Atacantes: Ruan, Jean Lucca, Weliton e Felipe Santos