O Juventude tem uma novidade entre os jogadores relacionados para o confronto contra o Atlético-GO, partida que acontece domingo (19), às 18h, no Antônio Accioly, pela 13ª rodada do Campeonato Brasileiro. Trata-se do jovem atacante Weliton, 17 anos. O atleta tem contrato com o clube alviverde até 2025 e recebe a primeira oportunidade no time profissional.
Na atual temporada, Weliton foi o artilheiro da Copa Brasileirinho sub-17, com 10 gols em oito jogos, na campanha do vice-campeonato do Juventude. Já no Campeonato Gaúcho sub-20, ele é o goleador da equipe alviverde, com 10 gols em sete partidas. Portanto, em 2022, ele soma 20 gols. Weliton é atacante canhoto e tem como características principais a velocidade e finalização.
— O Weliton é um atleta que está passando por um processo de amadurecimento muito grande. Isso nós temos que ter um pouco de cuidado, porque é um jogador muito jovem, mas é um menino equilibrado. No dia a dia é bom de trabalho e talentoso. Ele tem velocidade com bola e é vertical para busca o gol. Com a qualidade que ele tem, consegue transformar em gols — comentou o Alexandre Lemos, técnico do time sub-20 do Juventude, que completou:
— É um jogador que ainda precisa de um tempo e evolução. Ele é canhoto. Inicialmente, estamos buscando trabalhar desenvolver a perna direita dele, é normal do atleta que é canhoto. Outras situações sem bola e entender os movimentos de um atacante de alto rendimento precisa fazer para que ele consiga evoluir no processo. A condição que ele tem hoje o credencia a dar saltos maiores, mas nós todos temos que ter um certo critério e uma análise diferenciada, porque ele está em processo de evolução. Com certeza, é um dos atletas com futuro no Juventude.
Weliton está no Juventude desde 2016. Na época, tinha 11 anos e desde então tem sido artilheiro pelas categorias de base alviverde. Recentemente, o jovem renovou contrato com o Ju até 2025.
Mesmo com 17 anos, Weliton é destaque da equipe sub-20. O Juventude terminou a primeira fase do Estadual da categoria na liderança com oito jogos e seis vitórias, 19 pontos somados. O Ju teve o segundo melhor ataque da competição, com 34 gols marcados (10 foram de Weliton) e a segunda melhor defesa, com apenas quatro sofridos. Na próxima fase, o adversário será o Riograndense.