A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) divulgou como será disputado o Campeonato Brasileiro de Aspirantes. A competição irá reunir as chamadas equipes de transição dos clubes brasileiros. Dos 16 participantes, apenas três gaúchos entrarão em campo. Além do Juventude, Grêmio e Brasil de Pelotas completam a lista.
O alviverde da Serra está no grupo B junto com Ponte Preta, Bragantino e Vila Nova. As demais equipes foram divididas em outras três chaves. Os times se enfrentam em confrontos de turno e returno dentro do próprio grupo. Os dois melhores colocados de cada grupo avançam para as quartas de final, onde os clubes passam a se enfrentar em duelos eliminatórios de ida e volta até a definição dos finalistas. A decisão do campeonato será disputada em jogo único.
Conforme a CBF, o Brasileirão de Aspirantes começa no dia 30 de junho e a final será realizada em 25 de setembro. Os elencos poderão contar com jogadores nascidos a partir de 1999, com uma exceção de até quatro jogadores com mais de 23 anos por partida, com um limite de até oito atletas nascidos a partir de 2003.
O Juventude estreia na competição no dia 30 de junho, quinta-feira, fora de casa. O primeiro adversário será a Ponte Preta. O jogo está marcado para o Estádio José Liberatti, em Osasco. O alviverde mandará seus jogos no Estádio Homero Soldatelli, em Flores da Cunha.
O Ju usará a mesma equipe que vem atuando no Campeonato Gaúcho da categoria. O time é treinado por Alexandre Lemos. No Estadual, o alviverde fechou a primeira fase como líder do grupo A, com 76% de aproveitamento. O Papo teve apenas uma derrota em oito jogos e o melhor ataque da competição, com 34 gols. Destaque para goleada sobre o Veranópolis por 12 a 0 na quinta rodada.
Tabela do Juventude
1 ª Rodada - 30/06 - 15h
Ponte Preta x Juventude
2ª Rodada - 07/07 - 15h
Juventude x Vila Nova
3ª Rodada - 14/07 - 15h
Bragantino x Juventude
4ª Rodada - 28/07 - 15h
Juventude x Bragantino
5ª Rodada - 04/08 - 15h
Vila Nova x Juventude
6ª Rodada - 11/08 - 15h
Juventude x Ponte Preta
GRUPOS
Grupo A: Brasil-Pel, Criciúma, Grêmio e Paraná
Grupo B: Juventude, Ponte Preta, Red Bull Bragantino e Vila Nova
Grupo C: Botafogo, Fluminense, Náutico e Sport
Grupo D: CSA, Cuiabá, Fortaleza e Paysandu