O técnico Eduardo Baptista seguirá no Juventude. Após mais uma derrota no Campeonato Brasileiro, 2 a 1 para o Santos, a pressão sobre o treinador aumentou. No entanto, a direção de futebol do clube confirma a continuidade do trabalho do comandante e ele estará à beira do campo na 13ª rodada diante do Atlético-GO.
Em 12 partidas neste Brasileirão, o Juventude soma 10 pontos. São duas vitórias, quatro empates e seis derrotas. O aproveitamento é de apenas 27,8%. A equipe está na zona do rebaixamento.
— Garanto. O Eduardo será o treinador em Goiânia, contra o Atlético-GO — comentou Marcelo Barbarotti, diretor-executivo do Juventude.
Mesmo com a garantia da continuidade do treinador, os números de Eduardo Baptista no comando alviverde não são os melhores. Em 14 jogos, são três vitórias, quatro empates e sete derrotas. No entanto, a equipe demonstrou bons desempenhos em várias partidas do Brasileirão e isso dá uma perspectiva ao departamento de futebol de uma evolução.
As críticas não caem somente sobre o técnico Eduardo Baptista. O departamento de futebol recebe cobranças pelo ano ruim desde o Gauchão. Em 2022, o Ju teve 27 partidas, seis vitórias, 10 empates e 11 derrotas.
— A avaliação precisa ser bem realista. O treinador sempre é o primeiro a se questionado, mas nós precisamos avaliar o departamento de futebol como um todo. Temos que analisar os jogos. Não podemos trocar o comando só porque perdemos a partida. Temos que ver o contexto. Não vamos colocar prazo e sim avaliar o processo — avaliou o diretor-executivo, que completou:
— Temos que analisar o jogo em sim e não só o placar. Lógico, que o futebol é três pontos ou não. Nós começamos a ficar pressionados e isso tem que ser levado em consideração. É comum no futebol tomar decisão de forma rápida para dar uma resposta ao torcedor, mas nós que estamos no dia a dia, temos que tomar cuidado. Não adianta dar uma resposta e amanhã não ter o remédio para a sequência.
Na próxima rodada, domingo (19), às 18h, o Juventude enfrenta o Atlético-GO, em Goiânia, pela 13ª rodada do Campeonato Brasileiro. Depois terá o São Paulo, novamente fora de casa, e retorna ao Jaconi para encarar o Atlético-MG.