Após tirar o peso da primeira vitória no Brasileirão, o Juventude começou nesta terça-feira (17) sua preparação visando a partida contra o Palmeiras. O duelo, válido pela sétima rodada, será realizado no próximo sábado (21), às 19h, no Estádio Alfredo Jaconi.
Autor do gol que deu a vitória do Juventude contra o Avaí, no último domingo (15), em sua 50ª partida pelo clube, o zagueiro Vitor Mendes falou sobre o aspecto motivacional que o primeiro triunfo na competição traz positivamente. Tanto para ele, quanto para a equipe, que terão pela frente o atual bicampeão da Libertadores.
— Isso me deixa muito honrado. Foi para isso que escolhi vir para o Juventude. Para ajudar da melhor maneira possível. Esse gol veio no momento certo, em que estávamos precisando e, graças à Deus, saímos com os três pontos, que era o mais importante. É uma vitória muito importante e que nos traz muita confiança para dar continuidade ao trabalho. Sabemos que vai ser um jogo difícil, mas vamos em busca da vitória - afirmou o zagueiro alviverde.
Vitor ainda comentou sobre a importância da equipe apresentar uma maior consistência defensiva, principalmente na bola aérea. Em todas as seis partidas disputadas até então, o Juventude sofreu gols em todos os jogos, e possui a pior defesa da competição, ao lado do Atlético-GO, ambos vazados em 10 oportunidades.
— A gente está trabalhando muito para que essas falhas não venham a acontecer mais. A gente tem visto e revisto os lances através de vídeos que o professor tem passado. Agora é focar. A gente sabe que tem um jogo muito importante no sábado e temos que estar com um nível de concentração lá em cima, para que esses erros não venham a acontecer e que a gente venha a sair com a vitória.
Para a partida contra o Palmeiras, o técnico Eduardo Baptista terá dificuldades para escalar o time. O treinador não poderá contar, definitivamente, com o zagueiro Paulo Miranda, o meia Chico e o atacante Paulinho Moccelin, todos suspensos. Ainda desfalcam a equipe por conta de lesões os laterais-esquerdos William Matheus - que deve retornar até o final da semana - e Moraes, o lateral direito Rômulo, o Volante Elton, o meia Marlon, o meia-atacante Edinho e o atacante Capixaba.
— É um período difícil. A gente sabe que o Campeonato Brasileiro exige muito de todos os jogadores. É claro que não queríamos que tivéssemos tantos desfalques assim, mas acredito que quem tiver condições de entrar no jogo, o professor já deve estar pensando em uma estratégia para que a gente venha preparado e vamos estar agarrando da melhor forma possível. Espero que esses desfalques estejam de volta o mais rápido possível para estarem nos ajudando — afirmou Vitor Mendes.
Outro ponto ressaltado pelo zagueiro é o diálogo que a comissão técnica e o grupo de jogadores vêm tendo para diminuir o grande número de expulsões sofridas pela equipe, mesmo considerando um maior rigor das arbitragens nas últimas partidas. Em seis jogos pelo Brasileirão, o Juventude teve quatro cartões vermelhos.
— Temos conversado bastante sobre essa situação. O professor prega bastante que começamos com 11 e temos que terminar com 11. Mas, infelizmente, temos tido interferência do VAR no campeonato. Não são expulsões porque o nosso companheiro quis ser expulso. Acredito que o jogo passado foi uma leitura do VAR junto com o árbitro em um lance acidental. Mas isso acontece e temos trabalhado e conversado bastante para que isso não venha a se repetir — finalizou.