Os atletas já contam os dias para a abertura oficial das Surdolimpíadas em Caxias do Sul. Pela primeira vez em 98 anos, a competição será realizada na América Latina e o Rio Grande do Sul foi escolhido para receber os 20 modalidades. Serão cerca de 5.300 atletas de 77 países hospedados na Serra Gaúcha para o evento entre os dias 1º e 15 de maio.
O Time Brasil será composto por 199 surdoatletas, sendo 110 homens e 89 mulheres. Somando os 38 integrantes de comissões técnicas, a delegação brasileira terá 237 pessoas. O país terá a sua maior delegação da história dos Jogos. A presidente da Confederação Brasileira de Desportos de Surdo (CBDS), Diana Kyosen afirma ser um momento único. Ela lembrou das dificuldades enfrentas nos últimos dois anos com a pandemia e fez um agradecimento.
— A gente continuou realizando um trabalho na CBDS, principalmente com aqueles atletas que não desistiram, que se mantiveram em treinamento de forma individual. Então, eu agradeço muito as comissões técnicas que continuaram com esse trabalho. A gente sabe que foi um momento um ano que parou, desde 2020. Aí teve, com a conquista da vacina, uma melhora e mais segurança. Então, os atletas vão conseguir mostrar para o mundo todo o sucesso e desempenho. Nesta edição da Summer Deaflympics vai ser muito especial, pois além de ser realizada no Brasil, nós vamos levar a maior delegação brasileira da história — comentou a presidente da CBDS.
Dentre os atletas brasileiros convocados para as Surdolimpíadas, estão 45 surdoatletas do Rio Grande do Sul. O basquete lidera o número de convocados, com 15 profissionais, sendo cinco de Caxias do Sul no feminino. A modalidade da Orientação vem logo em seguida, com oito inscritos. O vôlei levará cinco surdoatletas do estado para a disputa por medalhas.
Natural de Porto Alegre, o nadador Vinicius Judes, 30 anos, vai para sua primeira Surdolimpíadas. Ele irá participar de três provas: 50m peito, 100m peito e 50m livre. Na reta final de preparação, ele afirma estar realizando um grande sonho.
— É realização de um sonho ser convocado pela primeira vez. Estou morando em Santa Catarina e me preparando para os jogos. Dia 27 vou para Caxias do Sul. Vou com muito foco e determinação. Vou estar no meu Estado, isso é um grande orgulho — declarou o nadador.
Entre os atletas, as idades variam. No basquete, por exemplo, Levi Brittes e Denis Panke têm 18 anos. Entretanto, é importante contar com a experiência. Nesse ponto, destaque para William Silveira, 46, e Marcelo Sander, 43. No atletismo, Aguinaldo Padilha da Silva, 47 anos, está entre os convocados.
Natural de Campo Bom, Aline Bieger, 28, também irá para a sua primeira Deaflympcis. Ano passado, a corredora participou da edição nacional no atletismo e conquistou três medalhas de ouro. Faltando duas semanas para os Jogos, ela comenta sobre a sua preparação:
— Eu já treino de segunda a sábado. Agora, nesta reta final, eles estão mais intensos ainda, e estamos focando em pontos que podem ser melhorados e que fazem a diferença. Me sinto muito feliz, e é uma honra participar de um evento como esse, que já existe há tanto tempo e desta vez será no meu país. Ainda mais orgulhosa por ser em solo gaúcho, creio que pode trazer uma maior visibilidade o evento ser aqui, e com isso o esporte surdo seja mais divulgado e incentivado — declarou.
OS CONVOCADOS
Futebol
Júlio Da Silva Santos - Cachoeirinha
Marielly Leticia Rambo - Faxinal do Soturno
Stefany Krebs - Erechim
Vôlei
Felipe de Oliveira Neto - Tapejara
Giovane Marcelo Puppe - Agudo
Lucas Bonalume Vieira - Novo Hamburgo
Toribio Ramos Malagodi - Santa Maria
Eduarda Maria Trentin Santi - Santa Maria
Basquete
William Dias Silveira - Porto Alegre
Marcelo Sander - Porto Alegre
Leonardo Correa Tonieto - Uruguaiana
Levi Ribeiro da Silva Brittes - Santa Maria
Denis Eduardo Panke da Silva - Santa Cruz do Sul
Denise Kras Medeiros - Porto Alegre
Andressa Teles de Oliveira - Caxias do Sul
Morgana Gentlin Camargo - Caxias do Sul
Laura Backendorf Andreazza - Caxias do Sul
Carolina Comerlato Sperb - Novo Hamburgo
Marina Carvalho de Castilhos - Caxias do Sul
Thavany Nascimento de Morais - Porto Alegre
Carla Lobell - Santa Maria
Maria Eduarda da Silva Rios - Porto Alegre
Ketlim Janaina de Moraes Rodrigues - Caxias do Sul
Atletismo
Aguinaldo Padilha da Silva - Uruguaiana
Jonas Moisés Petry - Nova Petrópolis
Aline Bieger - Campo Bom
Ciclismo
Mateus Alves da Silva - Porto Alegre
Natação
Vinicius Soares Judes - Porto Alegre
Mountain bike
João Lucídio Coppetti Meer - Santa Maria
Karen Mariana Jaureguy Gonçalves - Santa Maria
Victoria Letícia de Souza Vittzoreki - Tapes
Tênis
Felipe De Oliveira Neto - Tapejara
Tiro Esportivo
Mariana Menegotto Cassina - Caxias do Sul
Orientação
Cristiano Pereira Vaz - Porto Alegre
Ricardo Morand Goes - Porto Alegre
David Alexandro Scholl Terres - Dois Irmãos
Lucas Pereira - Cachoeirinha
Madilene Silva Silveira Boeck - Cachoeirinha
Natani Evaldt Magnus - Cachoeirinha
Luana Luzia Lima dos Santos - Canoas
Linda Francieli Pucheta da Silva - Porto Alegre
Tênis de Mesa
Arthur de Castro e Kaster - Pelotas
Judô
Leticia Ribeiro Bauermann - Santa Cruz do Sul
Taekwond
Marcelo Almeida Bispo - Pelotas
Lucas Lorrã Ribeiro Belém - Pelotas