No dia 4 de abril de 2019, o Juventude reencontrava o Botafogo pela Copa do Brasil, 20 anos depois da decisão de 1999. No estádio Nilton Santos, o Ju ficou no empate em 1 a 1 e conseguiu bom resultado na partida de ida. Na volta, uma semana depois, o Verdão fez 2 a 1 no Estádio Alfredo Jaconi e classificou para a quarta fase.
A primeira etapa do jogo não teve muitos perigos de ambos os lados. O Juventude, do técnico Marquinhos Santos, buscava a saída rápida para surpreender o adversário. Aos cinco minutos, a equipe alviverde conseguiu uma falta perto da área alvinegra. Após a cobrança de Denner, Genílson apareceu para cabecear, mas parou na defesa de Gatito. Aos 12, o Botafogo assustou. Marcinho aproveitou rebote da defesa e mandou um chutaço de longe. O goleiro Marcelo Carné espalmou.
No entanto, o Juventude aproveitou aos 19. O meia Denner cobrou escanteio da esquerda, a bola passou por toda área até chegar no centroavante Paulo Sérgio. Ele finalizou com a direita: 1 a 0 para o Verdão.
Aos 34 minutos do primeiro, um lance importante para a sequência da partida. O volante Rafael Jataí fez falta após contra-ataque do Botafogo. Depois de uma confusão generalizada, Paulo Sérgio deu um tapa em João Paulo, que revidou com um soco, mas em Moisés. Os dois agressores foram expulsos. Com 10 jogadores para cada lado, o Botafogo passou a ser ainda mais dominante.
No segundo tempo, logo aos três minutos, Erik recebeu em velocidade, invadiu a área e foi derrubado pelo goleiro Marcelo Carné. Pênalti que o próprio camisa 11 cobrou, deslocando o goleiro do Ju e fazendo o 1 a 1. Com a igualdade, tudo ficou para o jogo decisivo do Estádio Alfredo Jaconi.
FICHA TÉCNICA
Copa do Brasil 3ª fase - Jogo de ida
Data: 4/4/2019
Local: Estádio Nilton Santos, no Rio de Janeiro
BOTAFOGO
Gatito Fernandez, Marcinho (Luiz Fernando), Marcelo Benevenuto (Gustavo Bochecha), Gabriel e Jonathan; Alex Santana, Cícero e João Paulo; Rodrigo Pimpão (Kieza), Erik e Diego Souza. Técnico: Zé Ricardo
JUVENTUDE
Marcelo Carné, Vidal, Genilson, Sidimar e Eltinho; Rafael Jataí; John Lennon (Breno), Denner (Aprile), Moisés (Bruno Camilo) e Dalberto; Paulo Sérgio. Técnico: Marquinhos Santos.
Gols: Paulo Sérgio (J), aos 19min do primeiro tempo, Erik (B), de pênalti, aos 5min do segundo tempo.
Expulsões: João Paulo (B), Paulo Sérgio (J)
Amarelos: Marcelo Benevenuto, Jonathan, Gustavo Bochecha (B), Rafael Jataí, Marcelo Carné, Moisés (J)