O Glória de Vacaria foi a primeira equipe a dar o pontapé inicial da pré-temporada entre os 16 clubes da Divisão de Acesso. O motivo principal foi a Copa do Brasil. Os treinos iniciaram em 27 de janeiro. Já são mais de dois meses de trabalhos e dois jogos oficiais. O técnico Alê Menezes admite que o clube larga com uma vantagem, mas alerta para não ocorrer uma queda de rendimento.
— A gente está há dois meses treinando porque tínhamos a Copa do Brasil. Fisicamente e tecnicamente, o grupo está bem à frente dos outros. A gente sabe que tem que ter um cuidado especial para depois, no returno, não ter uma queda de rendimento — avisou o treinador do Leão.
A primeira partida do Leão na temporada foi diante do Brasil de Pelotas, em 23 de fevereiro, quando eliminou o Xavante na Copa do Brasil por 1 a 0. O segundo jogo veio exatamente um mês depois. No Estádio do Barradão, a equipe elevou o nível de competitividade. Diante do Vitória-BA, o time segurou o empate até os 45 minutos do segundo tempo, mas em um deslize perdeu por 2 a 0 nos acréscimos.
Para Alê Menezes, a eliminação em Salvador demorou para ser cicatrizada. Pela competição nacional, o clube de Vacaria arrecadou R$ 1,37 milhão. O dinheiro serviu para bancar esses dois meses de salários, pagar a premiação do título da Copa FGF 2021, investir em infraestrutura e no departamento de futebol. Quanto ao favoritismo na Divisão de Acesso, o treinador prefere adotar cautela.
— A gente ouve que o Glória é um dos favoritos, mas tem muita água para passar nessa ponte. Eu falo para os atletas que primeiro temos que classificar entre os quatro para pensar nos mata-matas. Todas aquelas 15 equipes, junto com o Glória, vão entrar para subir. O Glória tem uma camisa pesada, mas para subir depende muito dos mata-matas — analisou Alê Menezes.
GRUPO E ADVERSÁRIOS
O Glória conseguiu manter praticamente todo o grupo da Copa do Brasil, uma vantagem que pode ser determinante. O elenco sofreu apenas uma baixa, do atacante Wesley. O atleta pediu desligamento. Alê Menezes garante que o time irá se reforçar para a Divisão de Acesso, pois a ideia é ter futebol o ano inteiro.
— Praticamente ficou todo o grupo, eram 20 jogadores profissionais e seis da base, fora os goleiros. Então vamos ter que contratar peças de reposição e algumas outras, em torno de quatro a cinco atletas. Na Copa do Brasil usei uma postura de três zagueiros, o que pode mudar. Então chegamos a esse número. Teremos a Recopa também contra o Grêmio, e uma Copinha no final do ano — explicou o treinador.
A estreia do time de Vacaria será diante do Cruzeiro. A partida está marcada para o próximo domingo (10), às 15h30min, no Estádio Altos da Glória. A comissão técnica do Glória já estudou o adversário, que tem como grande nome o atacante Jô, ex-Juventude.
— Vai ser uma Divisão de Acesso das mais difíceis. Referente ao grupo do Glória é um grupo forte e precisamos sim reforçar o grupo. Vamos pegar uma competição que será de domingo a domingo nas duas primeiras rodadas e depois é quarta e domingo. Quem não tiver um grupo forte de dois atletas por posição vai passar dificuldade — projetou Alê Menezes, técnico do Glória.
ELENCO DO GLÓRIA
Goleiros: Régis, Lyon, Dieisson e Deuner
Zagueiros: Douglas Zielke, Manolo, Igor Souza, Alisson e Leonardo
Laterais: Wellington, Arthur Debona, Matheus Zacarias, Diogo Bahia e Carlinhos
Volantes: Vinicius Becker, Luís Amis, Rafael Gelatti, Vitor Oliveira, Baggio e Vacaria
Meias: Pedro Henrique, Luiz Carlos e Germano
Atacantes: Biel, Matheus Paulista, Firmino, João Paulo, Felipe Klein e Tcharles