O Glória foi valente e conseguiu segurar o Vitória-BA em grande parte do jogo pela segunda fase da Copa do Brasil. Em partida realizada na noite desta quarta-feira (23), no Estádio Barradão, a equipe de Vacaria se postou bem defensivamente. Quando o jogo se encaminhava para uma decisão nos pênaltis, o Leão do sul sofreu dois gols em menos de cinco minutos. O Vitória avançou para a terceira fase com gols de Jadson e Luidy. Momentos antes, o time gaúcho colocou uma bola no travessão e quase largou na frente do placar.
O JOGO
A partida começou exatamente como o próprio técnico Alê Menezes projetava antes do jogo. Os primeiros cinco minutos foram de ampla posse do time do time da casa. O Glória buscava tirar a velocidade do Vitória e sair em contra-ataques. A equipe de Vacaria iniciou com uma novidade na escalação. O defensor Manolo vestiu a camisa 5, fechando como terceiro zagueiro. Aos 12 minutos, Rafael Gelatti tentou um chute de muito longe, mas o goleiro do Vitória agarrou firme.
O confronto também marcou a estreia do técnico Geninho pelo time de Salvador. O Leão de Vacaria não ficou apenas se defendendo. Aos 21 minutos, o zagueiro Vitor avançou pela esquerda e arriscou de fora da área. Contudo, a bola subiu demais, sem perigo. Na metade da primeira etapa, o time de Alê conseguiu tirar o ímpeto do mandante trocando passes na intermediária. Aos 35, foi a vez de Jadson do Vitória tentar a sorte de longe. O chute da entrada da área foi parar na arquibancada.
A melhor chance do Glória no primeiro tempo veio de uma atrapalhada do goleiro adversário com o lateral Alemão. O camisa um deixou a área e se chocou com o defensor. A sorte do Vitória é que a bola foi fraca e o lateral se recuperou para evitar o gol contra. O primeiro tempo terminou 0 a 0. A defesa do time de Vacaria se portou bem, com supremacia nas jogadas aéreas.
DURO GOLPE NO FINAL
Com a estratégia sendo cumprida à risca, o Glória retornou do vestiário com duas trocas. O zagueiro Vitor e o meia Baggio, que estavam amarelados, deram lugar aos atletas Douglas e Vacaria, respectivamente. O segundo tempo seguiu com o Leão de Salvador com mais posse. Entretanto, o bom posicionamento da linha defensiva do time gaúcho tirou os espaços para as conclusões.
Aos 22 minutos, o time da casa teve a primeira chance mais clara. Iury recebeu de Jadson e bateu forte. A bola passou pelo lado esquerdo do goleiro Régis. O jogador do Vitória estava em posição de impedimento, mas o bandeira nada marcou.
O primeiro escanteio do Glória no jogo veio aos 31 minutos, um momento de respiro. Em um jogo de poucas finalizações, a torcida Vitória perdeu a paciência com time. O lance mais perigoso até então da partida foi do Glória. Aos 42, em cobrança de falta da intermediária, Igor acertou uma cabeçada no travessão. No detalhe os comandados de Alê Menezes não saltaram na frente do placar.
O jogo se encaminhava para os pênaltis. Porém, dois minutos depois, Leonardo deixou o pé na altura da cabeça do adversário dentro da área e o árbitro marcou pênalti para o Vitória. O camisa 10 Jadson bateu no meio do gol e balançou a rede. Com 1 a 0 contra, só restava ao Glória buscar o tudo ou nada. Entretanto, em uma jogada de velocidade, Luidy ganhou do zagueiro Manolo e chutou na saída de Régis para sacramentar o 2 a 0.
Com a eliminação, o Glória deixa a Copa do Brasil e foca suas atenção na Divisão de Acesso 2022. A estreia na Série A2 será no final de semana dos dias 9 e 10 de abril contra o Cruzeiro, no Estádio Altos da Glória. O time de Vacaria faturou R$ 1,37 milhão com o torneio nacional.
FICHA TÉCNICA
Vitória 2x0 Glória
2ª fase - Jogo-único
Estádio Barradão
Vitória
Lucas; Alisson Cassiano, Matheus, Ewerton Páscoa; Alemão, Alan Santos, Eduardo, Jadson (Carlos 48 2º), Iury (Alisson Santos 26/2º); Roberto (Luidy 34/2º) e Dinei (Tréllez - Intervalo).
Técnico: Geninho
Glória
Régis; Matheus, Vitor (Douglas - Intervalo), Igor, Wellington (Felipe Klein 29/2º); Manolo, Rafael, Tcharles, Baggio (Vacaria - Intervalo); Germano, Biel (João Paulo 22/2º);
Técnico: Alê Menezes
Gol: Jadson (45/2º) e Luidy (49/2º)
Árbitro: Jefferson Ferreira de Moraes, auxiliado por Cristhian Passos Sorence e Hugo Savio Xavier Correa.
Amarelos: Baggio (G), Iury (V), Alan (V), Vitor (G), Jadson (V), Vacaria (G), Rafael (G), Igor (G) e Régis (G)