Quatro comunidades da Serra começam neste fim de semana a disputa da Divisão de Acesso com o sonho de chegar na elite estadual em 2023. Glória, de Vacaria, Esportivo, de Bento Gonçalves, Brasil de Farroupilha e Veranópolis estão no grupo A da competição e tentam um dos quatro postos nos mata-matas.
Depois de um longo período, a região terá quatro equipes disputando a competição que garante apenas duas vagas no Gauchão do ano que vem. O primeiro time da Serra a entrar em campo é o Veranópolis. No sábado (9), às 15h30min, o VEC encara o Passo Fundo, fora de casa, no Estádio Vermelhão da Serra. No ano passado, depois de passar com tranquilidade na fase de classificação, o Pentacolor caiu nas quartas de final para o Avenida. Sob o comando do técnico Cristian de Souza, o time do Antônio Davi Farina quer arrancar com um bom resultado como visitante.
No domingo (10), o primeiro clássico entre serranos. Às 15h30min, no Estádio das Castanheiras, em Farroupilha, o Brasil-Far recebe o Esportivo. Enquanto o time rubro-verde monta um projeto novo de equipe para a competição com o técnico Zeca Ferreira, após parar nas quartas de final na Divisão de Acesso de 2021,o Esportivo, que volta a ser comandado por Carlos Moraes, tenta retornar à elite após o rebaixamento do ano passado.
No mesmo dia e horário, mas em Vacaria, o Glória começa sua caminhada no Gauchão A-2 contra o Cruzeiro, de Cachoeirinha. No Estádio Altos da Glória, a equipe do técnico Alê Menezes tentará mostrar sua força como mandante e aproveitar o bom embalo do início do ano, quando venceu em casa o Brasil-Pel, pela Copa do Brasil - onde foi eliminado pelo Vitória, em Salvador, na segunda rodada. Ano passado, o Leão caiu na primeira fase.
O jogo do grupo que não envolve também será no domingo, às 15h, entre Tupi e Gaúcho, no Estádio Rubro-Negro, em Crissiumal.