Rebaixado na temporada de 2021, o Esportivo não deseja prolongar a sua participação na Divisão de Acesso. O clube busca retornar à elite estadual logo em 2022. Entretanto, sabe que não será uma missão fácil. Nesta temporada, a Federação Gaúcha de Futebol (FGF) antecipou o campeonato para o primeiro semestre. Assim, os clubes enfrentam uma forte disputa no mercado por jogadores.
Sob o comando de Carlos Moraes, o Esportivo foi vice-campeão da Série A2 em 2019 e voltou ao convívio dos principais clubes do Estado. A direção aposta novamente no técnico para alcançar o sucesso. Em entrevista ao programa Show dos Esportes, da Rádio Gaúcha Serra, o treinador comentou sobre o planejamento para temporada. O elenco entrou na quarta semana de treinos. Moraes reconhece que a realidade agora é diferente.
— Está sendo um ano diferente pela data da competição e o formato com relação ao número de inscrições. Estamos aguardando alguns atletas, pois estão terminando seus compromissos. No ano de 2021, a competição foi no segundo semestre e o mercado estava um pouco mais aberto. Com as mudanças no número de inscrições de atletas de Série A, os clubes preferiram esperar mais para buscar jogadores. A tendência é que a Divisão de Acesso seja mais competitiva — comentou Carlos Moraes.
Os times agora podem contratar até oito atletas com passagem pela elite de algum estadual. O Esportivo já utilizou seis fichas. O departamento de futebol segue atento ao mercado e busca por até três atacantes, um zagueiro e um volante.
Segundo Moraes, durante a pré-temporada não foi possível ter o grupo completo devido às circunstâncias de alteração no calendário com jogadores ainda em atividade.
— Afetou um pouco o planejamento, pois não tivemos a pré-temporada com elenco na sua totalidade. Alguns chegam com alguma lesão que adquiriram nos outros clubes. No decorrer da competição teremos uma parâmetro real das equipes. Com o término dos campeonatos, se oferece mais jogadores. Vamos olhar o mercado para tornar a equipe mais competitiva —projetou o técnico do Esportivo.
Um dos destaques da equipe é o zagueiro Cleiton, 40 anos. O defensor carrega um vasta experiência e possuiu uma identidade forte com o alviazul. O atleta foi capitão do Esportivo no acesso à primeira divisão, em 2019, e no título de campeão do interior, na temporada seguinte.
TESTES
O Esportivo realizou dois jogos-treino contra as categorias de base do clube e outros dois amistosos diante do Santa Cruz. O último teste ocorreu no final de semana. No sábado (2), o time de Bento Gonçalves empatou com o Santa Cruz em 1 a 1, no Estádio Montanha dos Vinhedos. No primeiro jogo, vitória por 1 a 0 nos Plátanos.
Para o treinador, a Divisão de Acesso tem como característica a competitividade das equipes. São dois grupos com oito clubes. Somente os quatro primeiros avançam para as semifinais, o que torna cada jogo uma decisão. Os últimos de cada grupo são rebaixados para a Segunda Divisão, a popular Terceirona Gaúcha.
— Temos muitas equipes tradicionais, que já participaram por muito tempo do Gauchão, como as equipes da Serra que investem bastante. O Glória passa a ser uma referência em relação ao investimento com a Copa do Brasil. Da outra chave tem Pelotas, o Santa Cruz, Avenida e Inter SM pode ser uma surpresa. Não vai ter favorito, vai depender muito do planejamento, parte interna, e a saúde financeira de fazer investimento na hora certa. É praticamente um Gauchão — analisou.
ESTREIA FORA DE CASA
O Esportivo vai estrear na Divisão de Acesso a sua nova identidade visual. Inspirado em uma taça de vinho, o escudo do clube foi modernizado e estará nos novos uniformes. O primeiro jogo da equipe será contra o Brasil de Farroupilha. A partida no Estádio das Castanheiras será no dia 10, domingo, às 15h30. O treinador Carlos Moraes projeta um jogo com vários ingredientes por ser a primeira partida oficial da temporada.
— O Brasil não tem feito um investimento muito alto nos últimos anos, mas tem surpreendido. É um adversário de muito respeito. Mudou um pouco a característica do próprio Brasil, apostando em jogadores jovens, e isso em determinado momento faz a diferença. É um clássico e por ser o primeiro adversário tem todos os ingredientes do primeiro jogo. Estreia é naturalmente um jogo difícil. Então vamos ter muita dificuldade — espera o treinador Carlos Moraes, do Esportivo.
ELENCO DE JOGADORES
Goleiro: Otávio Passos, Rafael Copetti, Cauã e Guilherme Pommer
Zagueiros: Cleiton, Tairone, Eric Costa e Igor Backes
Laterais: Gabriel Kunz, Yuri, Duda e Wagner Freitas
Volantes: Chicão, Hippólito, Fabrício Lusa, Victor Longhi, Léo Correa, André Oliveira e Nathan
Meias: Wallacer e Cris Magno
Atacantes: Pepeto, Talles Cunha, Marcos Paulo, João Pedro, Jefferson, Lorran, João Felipe e Miqueas Penna
COMISSÃO TÉCNICA
Técnico: Carlos Moraes
Auxiliar: Everson Aguiar
Preparador físico: Cristiano Pozzer
Preparador de goleiros: Edson Neto
Roupeiro: Jorge Nilton
Massagista: Luiz Loreto
Fisioterapeuta: Laura Zandavalli
Analista de Desempenho: Rafael Scopel
Gerente de futebol: Luís Fernando Hannecker