O Esportivo apresentou, na noite de segunda-feira (28), a nova identidade visual do clube. As mudanças passam pelo escudo do clube, uniformes, e incluem o lançamento de produtos a serem comercializados. O novo desenho das camisetas de jogos também foi apresentado com disposição das listras reconfiguradas mas com a manutenção das cores azul e branco.
O objetivo é estreitar vínculos com a comunidade e criar alternativas que permitam uma estabilidade financeira ao ponto de promover investimentos na equipe principal, para alcançar bons resultados, e assegurem a continuidade do forte trabalho com as categorias de base na formação de atletas.
— Além de estreitarmos nossos vínculos com a cidade, estamos trabalhando com uma meta que é indispensável para garantir o futuro do Clube Esportivo: encontrar alternativas que ajudem a fomentar receita. O aporte financeiro é indispensável para concretizar o que planejamos para o Esportivo e para que nosso querido Clube ocupe a posição de relevância e referência que merece. Criamos uma nova forma de apresentação para o Clube Esportivo que é a matriz de diversos subprodutos que certamente contribuirão para assegurar o aporte financeiro contínuo que precisamos — disse o presidente do Esportivo, Leocir Glowacki.
A nova identidade visual do Esportivo foi revitalizada pela Unt Intelligence Desig, de Bento Gonçalves, e capitaneada por Marinangelo Alfredo e pelo designer e proifissional de marketing Fabiano Olbrisch, que também é professor na Universidade de Caxias do Sul (UCS) e já desenhou logomarcas – entre outros projetos - para vários clubes de futebol do Brasil, inclusive com trabalhos desenvolvidos para o Inter, de Porto Alegre.
— Muita gente deixou de assistir aos jogos, principalmente por causa da nova localização, entre outros fatores. E o público jovem não aprendeu a ter o Esportivo como motivo de orgulho. O que queremos é isso: trazer de volta para dentro do estádio o antigo torcedor alviazul e conquistar os mais jovens por meio de uma marca que seja atrativa, que transmita às pessoas a sensação de orgulho por levar no peito o escudo do time da cidade — explicou Fabiano.
Outro argumento que ele utilizou foi o fato de Bento Gonçalves ser reconhecida em todo o Brasil como a Capital Nacional do Vinho.
— As pessoas chegam em um determinado lugar, até em outros países, e quando dizem que são de Bento já falam que são da cidade do vinho. Mas não dizem que são da cidade do Esportivo, e é preciso que isso se torne mais constante, daí a ideia de associar a taça, em que se toma mo vinho, ao time, e por isso o escudo ganhou o formato de uma taça estilizada — detalhou Fabiano.
O QUE ESTÁ CHEGANDO
:: Dois novos escudos do Clube Esportivo Bento Gonçalves. Um tradicional, para os uniformes de jogo nas cores azul e branco com o nome do time ao centro, e outro vintage, com predominância da cor dourada e a a letra “E” reproduzindo logotipo utilizado antigamente pelo clube e que remete a uma folha de parreira, para ilustrar principalmente o material de divulgação e comercialização.
:: Novo desenho das camisetas de jogos, com disposição das listras reconfiguradas mas com a manutenção das cores azul e branco.
:: Produtos para serem comercializados com as novas logomarcas, em um segundo momento, como bonés, xícaras, camisetas, abrigos, entre outros.
:: Espumantes para comercialização: Moscatel, com predominância do logotipo do Esportivo na cor prata no rótulo, e brut com logotipo dourado como rótulo.
:: Vinho com rótulo personalizado-temático, e cervejas que já estão no mercado mas que ganharão rotulagem de acordo com a nova identidade visual do clube.