A Federação Gaúcha de Futebol (FGF) realizou, nesta quarta-feira (9), o Congresso Técnico da Divisão de Acesso. A competição terá a mesma fórmula do ano passado, começa no dia 10 de abril e o fim no dia 24 de julho. Ao todo, serão 20 datas para a definição dos dois times que subirão para o Campeonato Gaúcho 2023.
Os representantes da Serra nesta temporada serão o Brasil-Fa, o Esportivo, o Glória e o Veranópolis. Os quatro times estão no mesmo grupo, ao lado de Tupi, Gaúcho, Cruzeiro e Passo Fundo. No Grupo B estão Inter-SM, Lajeadense, Guarani VA, Avenida, Santa Cruz, Pelotas, São Paulo-RG e São Gabriel.
Portanto, são dois grupos regionalizados de oito equipes, sendo que os quatro melhores, com jogos de ida e volta, se classificam para as quartas de final. A tabela de jogos será conhecida nos próximos dias.
A Federação apresentou aos clubes três propostas de fórmulas para a Divisão de Acesso desse ano. A primeira teria grupo único com jogos todos contra todos e oito classificados. As quartas de final teriam somente um jogo, e semifinal e final com ida e volta. Já a segunda opção de fórmula seria igual a que foi mantida, mas com grupo sorteados e não regionalizados. Por maioria de votos, foi mantido o modo de disputa do ano passado.
A competição, por conta da covid-19, terá a obrigatoriedade dos jogadores apresentarem o ciclo vacinal completo (duas doses da vacina) ou teste negativo RT-PCR, no mínimo 24 horas antes das partidas.
GRUPO A
Brasil-Fa, Cruzeiro, Esportivo, Gaúcho, Glória, Passo Fundo, Tupi e Veranópolis
GRUPO B
Avenida, Guarani-VA, Inter-SM, Lajeadense, Pelotas, Santa Cruz, São Gabriel* e São Paulo-RG
*O GE Bagé pode ocupar o lugar do São Gabriel, dependendo do resultado do Julgamento 388/2021 no STJD.