O Caxias não entrará na última rodada do Campeonato Gaúcho na zona de classificação às semifinais. Ainda que termine o sábado (5) na quarta colocação, a equipe grená será passado pelo menos por uma equipe, por conta do confronto entre São Luiz e Brasil-Pel, no domingo (6), mas pode perder até quatro posições no pior dos cenários.
Tudo isso por conta da derrota por 2 a 0 para o Ypiranga, em Erechim, na noite deste sábado. No Estádio Colosso da Lagoa, o Caxias foi dominado pelo time da casa praticamente todo tempo. Ainda assim, principalmente no primeiro tempo, o time do técnico Rogério Zimmermann até criou, mas desperdiçou oportunidades.
Na segunda etapa, John Lennon, antes do primeiro minuto, e Falcão, aos 52 minutos, garantiram ao Ypiranga a liderança do Gauchão e o encaminhamento da vantagem de decidir em casa na semifinal. Pelo lado do Caxias, ficará a esperança que o complemento da rodada não seja tão cruel e o time chegue na última partida com alguma esperança de classificação.
No próximo sábado (12), a equipe grená recebe o União Frederiquense, no Estádio Centenário. Para essa partida, Zimmermann não terá três titulares: Marcelo, expulso, Amaral e Marlon, que receberam o terceiro cartão amarelo.
Primeiro tempo de emoção no fim
O jogo começou com equilíbrio. A primeira chance real da partida saiu apenas aos 15 minutos, quando Rennan Siqueira cobrou escanteio da direita de ataque para o meio da área, o goleiro Edson saiu errado e Thiago Sales cabeceou livre. A defesa do Ypiranga conseguiu cortar em cima da linha, mandando para novo escanteio.
Aos 19, novamente o Caxias chegou com bola aérea. Marcelo cobrou lateral para a área e após desvio na marcação, Edson conseguiu chegar antes de Matheuzinho, que se preparava para a finalização.
O Ypiranga, apesar de algumas tentativas ofensivas, praticamente não levou perigo ao gol de Pitol. Mas na reta final, o jogo melhorou em produtividade. Aos 38, Falcão cobrou falta que desviou na barreira e foi pela linha de fundo. Aos 41, novamente Falcão arriscou, dessa vez da intermediária, e o desvio no zagueiro Erik colocou a bola no contrapé do goleiro grená, mas a bola foi pela linha de fundo.
Na resposta grená, aos 42, Marcelo puxou contra-ataque e lançou Batista, livre cara a cara com Edson. O centroavante perdeu o tempo no domínio e quando conseguiu finalizar, o goleiro já estava tirando o ângulo e tocou pela linha de fundo. Após a cobrança de escanteio, Batista apareceu livre na segunda trave, mas o cabeceio foi à esquerda da meta do Canarinho.
Aos 45, foi o Ypiranga quem chegou com perigo. Após escanteio aparado por Bruno Bispo, Falcão apareceu livre e finalizou por cima do gol. O primeiro tempo ganhou em emoção na reta final, mas sem ninguém balançar as redes adversárias.
Gol no início e no fim
O placar de 0 a 0 não durou um minuto no segundo tempo. A saída de bola do Ypiranga foi com jogada ensaiada, e o zagueiro Bruno Bispo tocou para Hugo Almeida. O centroavante deu ótimo passe para John Lennon que avançava em velocidade, ajeitou com categoria e só tirou de Marcelo Pitol para fazer 1 a 0 para o Canarinho aos 18 segundos da etapa complementar.
Atrás no placar, o Caxias ainda perdeu Batista logo aos quatro minutos, sentindo dores no tornozelo. A primeira chegada grená só veio aos oito, quando Diogo Sodré avançou pela esquerda e passou para Matheuzinho, que finalizou de canhota à direita da meta do Ypiranga.
Aos 11, o time da casa quase ampliou. Falcão deu passe para Marcelinho, que tirou de Pitol, mas Erik conseguiu desviar para linha de fundo.
As mudanças de Zimmerman, principalmente com a entrada de Davi Lopes na vaga de Diogo Sodré, tornaram o time com ainda menos capacidade ofensiva. Por seu lado, o Ypiranga começou a controlar a partida e a vantagem construída logo no início da etapa. Aos 31, quase o Canarinho chegou ao segundo. Amorim invadiu a área pela direita, tabelou com Jefferson e finalizou, obrigando Pitol a fazer boa defesa no seu canto esquerdo.
Depois, aos 37, após belo lance de Diego Porfírio, Guilherme Beléa arriscou de fora da área e fez o goleiro grená novamente precisar fazer boa aparição, salvando em dois tempos.
No final do jogo, com os sete minutos de acréscimos assinalados pela arbitragem, o Caxias tentou. Ainda que de maneira desorganizada, a equipe grená tentou o abafa, mas a pressão parou na maioria das vezes no goleiro Edson.
Aos 47, veio o lance que decretou de fato a derrota grená. Aos 47, Guilherme Beléa fez ótima jogada pela esquerda, saindo do seu campo de defesa e chegando ao ataque. Depois de driblar Marcelo e Davi Lopes, deu o passe para Jefferson dentro da área. O centroavante tentava passar por Pitol, mas o pé do goleiro pega no jogador do Canarinho e o árbitro assinalou a penalidade.
O lateral e capitão Marcelo, indignado, peitou o auxiliar Michael Stanislau e a Brigada Militar precisou intervir para proteger o trio de arbitragem. O camisa 2 grená recebeu cartão vermelho e saiu de campo conduzido por jogadores do banco de reservas.
Na cobrança do pênalti, aos 52 minutos, Falcão deslocou Pitol, que pulou para a sua direita e viu a bola entrar à esquerda: 2 a 0 para o Ypiranga e a quarta derrota do Caxias no Estadual.
FICHA TÉCNICA
Ypiranga 2 x 0 Caxias
YPIRANGA
Edson, Gedeílson (Amorim, 17/2°), Carlos Alexandre, Bispo e Diego Porfirio; Lorran, Falcão, Marcelinho (Robson, 17/2°) e John Lennon (Jefferson, 17/2°); Erick (Windson, 39/2°) e Hugo Almeida (Guilherme Beléa, 28/2°). Técnico: Luizinho Vieira
CAXIAS
Marcelo Pitol, Marcelo, Erik, Thiago Sales e Rennan Siqueira; Amaral e Marlon (Willian, 32/2°); Matheuzinho, Diogo Sodré (Davi Lopes, 14/2°) e França (Renan Oliveira, 32/2°); Batista (Gustavinho, 4/2°). Técnico: Rogério Zimmermann
Gols: John Lennon (Y), aos 18 segundos, Falcão (Y), aos 52 minutos, no segundo tempo.
Árbitro: Lucas Guimarães Horn, auxiliado por Michael Stanislau e Mateus Olivério Rocha.
Cartões amarelos: Falcão, Edson, Erick (Y); França, Amaral, Pitol, Marlon, Davi Lopes (C)
Expulso: Marcelo (C)
Local: Estádio Colosso da Lagoa, em Erechim.