Caxias do Sul estará sediando, neste final de semana (19 e 20), a 38ª edição do Campeonato Centro-Sul de Futebol de Mesa, nas dependências do Tri Hotel Executive. A competição contará, ao todo, com a participação de 100 atletas do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Rio de Janeiro e Espírito Santo.
O Centro-Sul de Futebol de Mesa será disputado em três categorias: adulto, sênior e master. A Associação de Futebol de Mesa (AFM), uma das equipes mais antigas do país — fundada em 1965 — e que representa Caxias do Sul, terá 10 atletas integrando sua delegação. É a segunda vez que a cidade sedia o Centro-Sul de Futebol de Mesa. A primeira oportunidade foi em 2012.
As três categorias da competição serão disputadas na regra 1 toque. Adotada em 1967, ela é a mais tradicional do futebol de mesa.
— E expectativa é de tentar repetir o feito de 2012, quando nós tivemos um campeão, o Mário Saul Vargas, que é o atual presidente da AFM Caxias do Sul. É uma expectativa alta. Nossos atletas treinaram e vêm se preparando para essa competição. Muitos destes 10 atletas da nossa delegação são cabeça de ranking no nosso clube e, por isso, a expectativa é alta tanto para Caxias do Sul, quanto para os atletas filiados a Federação Gaúcha, que vão estar participando também em grande quantidade — destacou Luís Lima, presidente da Federação Gaúcha de Futebol de Mesa e atleta da AFM.