Caxias do Sul será sede nos dias 13 e 14 de novembro do Caxias Open 2021 de futebol de mesa, que ocorrerá no Salão Farroupilha do Tri Hotel Executive, na Rua Garibaldi. O torneio anual é promovido pela Associação de Futebol de Mesa de Caxias do Sul (AFM), com apoio da Federação Gaúcha (FGFM) e da Confederação Brasileira (CBFM) da modalidade. O evento irá contar com 48 técnicos das 15 agremiações participantes, oriundas de 11 cidades do RS e SC.
A tradicional competição é disputada na regra um toque, na modalidade liso, que será dividida em jogos coletivos e individuais, em partidas de 50 minutos de duração. No sábado (13), ocorrem os jogos por equipes, onde dez clubes são separados em dois grupos e, a partir deles, os quatro melhores times se enfrentam nas semifinais, onde os respectivos vencedores disputam a grande final.
No domingo (14), são realizados os jogos individuais, com 48 técnicos divididos em 12 grupos. Após a fase de grupos, os 24 líderes e vice líderes disputam a Série Ouro, em sistema de matas até a final. Os demais jogam a Série Prata, sob o mesmo sistema de eliminatórias, até a grande decisão.
Luís Lima, presidente da FGFM e atleta da AFM, destaca a importância do torneio e espera que ocorram grandes jogos, já que irão participar alguns dos melhores atletas do Brasil. Luís também ressalta a relevância que Caxias do Sul e a AFM possuem no futebol de mesa nacional, pois ambos estão no cenário da modalidade há décadas e já organizaram outros marcantes campeonatos.
— Trata-se de um evento já tradicional no circuito do futebol de mesa nacional. A expectativa é de uma grande promoção esportiva e de um evento de alto nível técnico, contando com a participação de diversos atletas de renome. Caxias do Sul é um dos berços do futebol de mesa nacional, e a AFM, conhecida como Azzurra, é o segundo clube de futebol de mesa mais antigo do país, fundado em 1965. É, também, o maior campeão do Estado e bicampeão brasileiro. Já realizamos dois campeonatos brasileiros na cidade, uma Copa do Brasil e diversas edições do Campeonato Estadual e Taça RS — relata Luís.
Para o futuro, as metas da AFM Caxias do Sul incluem a realização e participação em outros eventos, tendo alguns já sido marcados, além do reinício do projeto social Revelar, que a associação promoveu durante os anos de 2015 a 2017.
— A Azzurra irá promover a edição 2022 do Centro-Sul Brasileiro, na Sede do Hotel Dall'Onder, em Bento Gonçalves, nos dias 19 e 20 de março. A AFM também garantiu a promoção de mais uma edição do Campeonato Brasileiro, em 2023. Além disso, outro objetivo é retomar o projeto Revelar, com recurso do Fiesporte, cujo intuito é de renovar a categoria de base e manter esse trabalho social, que é muito bacana. O projeto perdurou por três anos, em parceria com a Associação Criança feliz e a ONG Moradia e Cidadania. A gente dava lanche para os jovens e fazíamos oficinas de futebol de mesa, em parceria com o Tio Ale, responsável pelo transporte. A gente trabalhava com cerca de 40 crianças em vulnerabilidade social, e chegamos a formar atletas que levamos para Recife-PE, para disputar o Campeonato Brasileiro de Futebol de Mesa — finaliza Luís.