O Caxias chega embalado para enfrentar o Guarany de Bagé, nesta quarta-feira (9), às 21h30min, pela quinta rodada do Campeonato Gaúcho. O grená vem de uma grande atuação contra o Brasil de Pelotas, por 4 a 0, e o técnico Rogério Zimmermann afirmou que a equipe foi coesa e equilibrada ao atacar e se defender. O grande desafio é repetir a dose.
O discurso no Estádio Centenário é de cautela, para que não se crie uma falsa impressão de que tudo está perfeito. Para o zagueiro Thiago Sales, o grupo precisar manter a concentração.
— A gente sabe que a vitória nos traz confiança, mas não podemos cair nas armadilhas de achar que somos o melhor time e que vamos vencer a hora que quiser. Não! Temos que ser do mesmo modo como foi contra o Aimoré e o Brasil, um time dedicado, aplicado taticamente, aproveitando as oportunidades e tendo um jogo seguro defensivamente. Com este espírito do grupo, a gente conseguiu vencer bem o último jogo e depois já estávamos nos cobrando para manter isso e dar continuidade nessa boa fase — comentou o zagueiro grená.
O adversário está na zona do rebaixamento do Gauchão. Lanterna, o Guarany de Bagé ainda não venceu, mas tentará mudar esse cenário com o técnico Cristian de Souza. O profissional fez a sua estreia contra o Grêmio, na derrota por 2 a 0. Agora, jogando em seus domínios, o time deverá ter uma postura mais ofensiva e o Caxias precisará estar atento para não ser surpreendido.
— Realmente eles não pontuaram. Já começamos a estudar a equipe deles, é muito boa e aguerrida. Teve uma mudança de comissão técnica recentemente, com certeza eles estão com ânimo a mil para tentar vencer a gente, vão jogar em casa. Sabemos o quanto é difícil jogar em Bagé, a vitória é de suma importância para eles respirarem no campeonato. Esperamos um jogo muito difícil, é uma partida que vamos ter de ter atenção e concentração. Se entrarmos desligados corremos o risco de perder o jogo — alertou Sales.
Segundo o defensor, o Caxias ainda tem coisas a arrumar, pois sempre há margem para crescimento. Contudo, reforça a necessidade de manter o nível de atuação contra o Brasil de Pelotas. Outro ponto positivo é que a equipe está há dois jogos sem levar gols. Conforme o zagueiro, a disputa pela titularidade é positiva para manter o nível de concentração, pois ninguém quer perder a vaga entre os titulares.
— O Caxias está muito bem servido de zagueiros. Começou o campeonato comigo e o Dumas, mas se a zaga fosse outra faria um grande trabalho. Desde que cheguei, o Caxias sempre teve grandes zagueiros. A prova disso é a disputa pela titularidade. Isso faz você elevar seu nível de concentração, pois qualquer brecha você pode sair do time titular — comentou Thiago Sales, que ainda elogiou o companheiro da defesa:
— Até brinco com o Dumas que virei um grande fã dele, porque dificilmente você vê um canhoto jogando pela direita, e ele faz muito bem. Então, a cada partida o entrosamento está crescendo — disse Sales.
MUDANÇA NO TIME
O técnico Rogério Zimmermann ainda tem alguns problemas para esse compromisso no Estádio Estrela D'Alva. No gol, André Lucas seguirá na equipe, pois Marcelo Pitol está em tratamento de uma lesão de grau 1 na coxa direita.
O centroavante Giovane Gomez e o volante Davi Lopes não acompanharam a delegação. O camisa 9 ficou em Caxias do Sul para fazer reforço no ombro. Já o meio-campista sofreu uma pancada na cabeça contra o Brasil e ficou em observação no último dia. O atleta está bem e não teve lesão constatada. Assim, Marlon deve começar contra o Guarany. No ataque, Batista seguirá entre os titulares. O centroavante marcou dois gols contra o Xavante no último domingo (6).
Assim, o provável Caxias para enfrentar o Guarany tem: André Lucas; Marcelo, Rafael Dumas, Thiago Sales, Jonathan; Amaral, Marlon, Diogo Sodré; Matheuzinho, França, Batista.