Destaque do Juventude em 2021, o atacante Sorriso, cria da base alviverde, teve sua transferência para o Bragantino confirmada na última semana. Com a saída do jogador, a diretoria do Ju segue monitorando o mercado para buscar uma reposição a um de seus principais jogadores na última temporada. A direção trabalha para fechar com um jogador agora, mas um investimento maior deve ser realizado no segundo semestre.
— O Juventude não está fechado para o mercado e estamos buscando outros nomes, principalmente para o segundo semestre. O torcedor precisa ter paciência, porque não estaremos completos no primeiro semestre por questão financeira. Se gastarmos o orçamento, o clube não cumprirá as suas obrigações — disse o técnico Jair Ventura, em entrevista coletiva.
Com base nessa necessidade do Juventude em ir ao mercado de transferências para contratar um atacante de lado, montamos uma lista de cinco jogadores com características semelhantes às de Sorriso e que se encaixam no perfil de atleta que o Juventude costuma adotar em suas negociações. Além disso, os nomes pesquisados se adequam a realidade financeira do clube.
RAÍ NASCIMENTO
O jovem atacante de 23 anos chegou ao Bahia em setembro de 2021 e foi um dos destaques da equipe na reta final do Brasileirão, mesmo com seu rebaixamento confirmado na última rodada. Em 15 jogos, Raí marcou três gols e distribuiu duas assistências. O habilidoso atacante tem contrato com o Bahia até junho deste ano, ou seja, já pode assinar um pré-contrato.
FABRÍCIO DANIEL
O jogador de 24 anos pertence ao Mirassol-SP e disputou o último Brasileirão pelo América-MG, onde foi figura importante na campanha do Coelho, que conquistou vaga inédita para a Libertadores sob o comando do técnico Marquinhos Santos. Na equipe mineira, Fabrício Daniel atuou, por grande parte da temporada, como centroavante, mas pode jogar pelos lados. Em 2021, o atacante entrou em campo 22 vezes, onde marcou três gols e distribuiu duas assistências, além de ter sido o quinto melhor driblador do Brasileirão.
ARTHUR GOMES
O jovem atacante de 23 anos surgiu no Santos e foi titular da equipe em grande parte de sua trajetória no Peixe. Além disso, o jogador trabalhou com o técnico Jair Ventura em 2018, ainda no time paulista. Após boas passagens por Chapecoense e Atlético-GO, Arthur Gomes está jogando pelo Estoril Praia, que disputa a primeira divisão do campeonato português. Em 12 partidas pela equipe, o atleta tem um gol e duas assistências.
GABRIEL TEIXEIRA
Revelado pela base do Fluminense, o habilidoso atacante de 20 anos se destacou e foi um dos jogadores mais valorizados da equipe carioca no primeiro semestre de 2021. Na segunda metade do ano, Gabriel Teixeira sofreu com lesões musculares e acabou perdendo sequência e espaço no time. Neste caso, um empréstimo do jogador poderia ser um bom modelo de negócio para o Juventude, da mesma maneira que fez com o centroavante Vitor Gabriel, do Flamengo. Em 44 jogos disputados em 2021, Gabriel Teixeira marcou cinco gols e distribuiu uma assistência.
BRUNO RODRIGUES
O atacante de 24 anos que pertence a Tombense-MG, que vai disputar a Série B em 2022, se destacou pela Ponte Preta no ano de 2020 e seu bom desempenho o levou ao São Paulo. Contudo, o jogador não teve sequência na equipe tricolor, mesmo sendo solicitado pela torcida por diversas vezes. Assim, a Tombense emprestou Bruno Rodrigues para o Famalicão, que disputa a primeira divisão do campeonato português. Na temporada 2021/22, o atleta entrou em campo 24 vezes, onde balançou as redes cinco vezes e distribuiu uma assistência.