O Juventude viaja para enfrentar o Fortaleza, na Arena Castelão, na capital cearense, nesta sexta-feira (3), às 21h. O jogo é válido pela 36ª rodada do Campeonato Brasileiro. Enquanto o Papo busca pontuar para manter distância do Z-4, seu adversário conta com o apoio de 60 mil torcedores no estádio, já que joga uma das partidas mais importantes de sua história. Se vencer, o Leão do Pici conquista uma vaga inédita na Libertadores de 2022.
Mesmo perdendo, o Juventude termina a rodada fora da zona de rebaixamento por conta da derrota do Bahia (17º) para o Atlético-MG, na última quinta-feira (2). Em caso de empate, a equipe alviverde vai a 44 pontos e abre quatro em relação aos baianos, restando apenas duas partidas para o término do campeonato. Se vencer, o Verdão vai a 46 e pode encerrar a rodada na 11ª colocação, caso os resultados paralelos ajudem. Além disso, com uma vitória, o Juventude escapa virtualmente do rebaixamento, já que nunca na história do Brasileirão por pontos corridos uma equipe caiu de divisão fazendo 45 pontos.
Para o confronto diante do Fortaleza, o Juventude não relacionou, novamente, o meia Wagner, que teve seu contrato com o clube encerrado de forma antecipada. Já o zagueiro Quintero pertence ao Fortaleza e está emprestado a equipe alviverde e, por isso, não poderá ficar no banco de reservas. Além dos atletas, o técnico Jair Ventura está suspenso pelo terceiro cartão amarelo e não poderá comandar a equipe na beira do campo. Assim, o auxiliar Émerson Ávila substitui o treinador.
Já o Fortaleza, do técnico Juan Vojvoda, tem apenas um desfalque. O comandante não poderá contar com o zagueiro Marcelo Benevenuto, que cumpre suspensão.