A direção do Juventude já encaminhou parte do planejamento para 2022. Obviamente, ele será concretizado assim que se definir uma questão fundamental: o Verdão estará na Série A ou na B do Brasileiro? Essa resposta será conhecida na próxima semana e, assim, acontecerão mais definições. Até o momento, já há a ideia de iniciar a pré-temporada no dia 10 de janeiro. Jogadores que estão emprestados podem retornar e iniciar a preparação uma semana antes.
Além disso, o Ju pode fazer um período de treinos em um local isolado durante uma semana. No Brasileirão, a equipe ficou uma semana em Itu, interior paulista. Após a definição da permanência ou não na Série A, novas reuniões irão concretizar o planejamento para a próxima temporada.
— Estivemos em reunião essa semana, onde se desenhou várias situações. Por exemplo, dias 10, 11 e 12 de dezembro nós vamos nos isolar e discutir todos os nomes que já temos pesquisado, alguns contatos, e ver quem do nosso grupo vamos dar continuidade ou não — comentou Osvaldo Pioner, vice-presidente de futebol do Juventude.
O Juventude pode contar com retorno de jogadores que estavam emprestados. O goleiro Deuner e o zagueiro Kelvin estavam no Veranópolis. O zagueiro Odivan estava no Operário-PR, na Série B. O meia-atacante Adrian retorna do Grêmio. Esses nomes são oriundos da base. O volante Moisés disputou a Série C pelo Paraná; o lateral-direito Samuel Santos estava no Guarani. O volante Bruno Camilo ainda está no Bahia e o atacante Everton, cumpriu empréstimo no Figueirense. Todos esses nomes pertencem ao Ju e podem retornar, porém alguns têm outras propostas e podem ser negociados novamente.
— Tudo isso está pronto, só vamos esperar, sem ansiedade nenhuma, esse dia 10 pra ver se vamos formar um grupo de Série A ou de Série B, porque são duas situações possíveis de acontecer. É evidente que o nosso pensamento é a Série A, e o grupo que está se imaginando é pra ela, mas temos que ser responsáveis e admitir que existe uma outra possibilidade, que não é a que desejamos — admitiu Pioner.
Mesmo que ainda não tenha confirmação de renovações ou saídas, dificilmente o Juventude contará, em 2022, com o zagueiro Vitor Mendes e o volante Guilherme Castilho. Os dois pertencem ao Atlético-MG, que já manifestou interesse em contar com eles no começo da próxima temporada. No entanto, essa e outras definições com outros atletas serão confirmadas após o término do Brasileirão.
Alguns jogadores, do atual elenco, tem contrato para o ano que vem, porque são vínculos mais longos. São os casos do goleiro William, do lateral-direito Paulo Henrique, dos atacantes Capixaba e Sorriso, e do centroavante Ricardo Bueno.
— Não estamos falando sobre isso abertamente, porque estamos precisando de todos e não seria ético da nossa parte, nem muito honesto eu não contar com A e pedir pra que esse A me dê o máximo de esforço pra me ajudar a permanecer. Então, estamos tomando cuidado. O que eu posso adiantar é que o Atlético-MG manifestou que gostaria de iniciar o campeonato mineiro com o Vitor Mendes e o Castilho, com a possibilidade de, se não derem sequência, voltarem ao Juventude. Outra coisa que nos enche de orgulho é que a maioria já manifestou que gostariam muito de continuar. Ouvimos isso das esposas e da grande maioria dos jogadores. Então, são situações que estão todas em aberto e todas são possíveis — disse Pioner.
Ventura e Pioner
Sobre a permanência da atual direção, do departamento de futebol e do técnico Jair Ventura, Osvaldo Pioner respondeu:
— O Jair já tem um contrato estendido, mas não garante muito, porque, pelo campeonato que ele está fazendo, já começa a ter assédios de outros clubes. Mas, entre nós, está tudo alinhado para ele dar sequência. Sobre a minha permanência, eu sempre disse que não sou um vice eleito, mas um vice convidado. Sempre deixo à disposição e me coloco fora do grupo todo ano pra dar oportunidade para quem tem interesse em trabalhar. Mas vamos deixar pra falar disso, se Deus quiser, numa Série A, aí o planejamento é diferente.
A sequência do presidente Walter Dal Zotto Jr. também está bem encaminhada:
— O que o pessoal tem dito é que o Waltinho dê continuidade pelo excelente trabalho que está sendo feito e, consequentemente, ele conta com a maioria desse pessoal que está nos ajudando. Mas, agora, o foco total é a permanência na Série A, não vamos tratar disso no momento. Se alguém se apresentar pra se inscrever, tem toda a liberdade para fazer. Se não, dia 10, pelo que conversamos, o Waltinho deve definir se ele vai participar de novo e apresentar com quem que ele vai.