O Juventude viaja nesta segunda-feira para Itu, interior de São Paulo, onde fará a preparação final para a disputa do Campeonato Brasileiro 2021. Lá, ficará hospedado em um hotel com uma boa estrutura para realização das últimas atividades antes do duelo contra o Cuiabá, pela primeira rodada do Brasileirão.
O hotel conta com uma área de mais de 130 mil m² e fica em meio à natureza. É um local de muita tranquilidade. A infraestrutura conta com 96 suítes com sacada privativa, uma área social de 400m², espaço para eventos com salas de convenções para até 350 pessoas, restaurante com cozinha contemporânea. Além de campo de futebol, as piscinas descoberta e aquecida, quadras poliesportivas e academia.
Estar afastado de Caxias do Sul tem alguns propósitos. Como o grupo recebeu reforços recentemente, a primeira das ideias é realizar uma série de atividades extracampo, visando uma maior integração de atletas, comissão técnica e diretoria. E também interação dos jogadores com a história alviverde, que retorna à Série A após 14 anos.
— Ficar uma semana em um hotel foi iniciativa do clube. Consultamos outros locais disponíveis, como Viamão, mas em São Paulo foi interessante por ser parte da viagem que normalmente seria feita para Cuiabá. Já montamos um cronograma para, além dos treinos, criar dinâmicas de interação com os jogadores — diz Osvaldo Pioner, vice de futebol do Juventude.
O segundo propósito é o clima. O final de outono rígido na Serra Gaúcha é algo difícil para jogadores que estavam acostumados com outras temperaturas. Além disso, é provável que em Cuiabá, no dia da partida, os termômetros alcancem mais de 30ºC. Portanto, estar no interior de São Paulo será o meio-termo.
E a terceira meta é concluir algumas negociações por mais reforços. O zagueiro Victor Ramos, uma das mais recentes contratações, encontrará a delegação em Itu-SP. O clube também busca jogadores para outros setores, especialmente o ataque. E estar em São Paulo vai aproximar a direção do Verdão de outros clubes para tentar fechar acordos.
— Queremos fechar alguns negócios nesta semana, sim. A janela do exterior fechou, mas ainda temos possibilidades no mercado nacional, principalmente com o término dos estaduais — comenta Pioner.
O grupo de 22 atletas, mais comissão técnica e diretoria viajam nesta segunda-feira (24). Afastado por testar positivo para coronavírus, o técnico Marquinhos Santos não estará presente. Com sintomas leves, o treinador encerra o período de isolamento na próxima quarta-feira (26). Se testar negativo no novo exame, encontrará o grupo para os treinos finais. Na sexta-feira (28), um dia antes do duelo na Arena Pantanal, o Ju viaja para a capital do Mato Grosso.