O Juventude terá seis jogos para conseguir o sonhado objetivo de permanência na Série A do Campeonato Brasileiro. Quatro deles serão longe do Estádio Alfredo Jaconi e somente dois acontecem em Caxias do Sul. A sequência até o final da competição inclui Atlético-MG, Atlético-GO, Bragantino, Fortaleza, São Paulo e Corinthians.
No primeiro turno, o Juventude somou oito pontos, em 18 disputados, contra esses mesmo adversários. Portanto, um aproveitamento de aproximadamente 44%. O Verdão só perdeu para o Atlético-MG, atual líder da competição, em jogo realizado no Estádio Alfredo Jaconi. O Ju saiu na frente com Paulinho Boia, porém tomou a virada com Hulk e Nathan Silva, já nos acréscimos.
Diante do Bragantino, por 2 a 1, aconteceu uma das duas vitórias como visitante no Brasileirão. Após sair perdendo, o Verdão conseguiu a reversão. Helinho fez para o time paulista, mas o meia Wagner entrou no segundo tempo para marcar duas vezes e confirmar a vitória. Contra os demais adversários, diante do Atlético-GO, Fortaleza, São Paulo e Corinthians, todos os jogos terminaram empatados em 1 a 1.
Para conseguir a manutenção na elite do futebol brasileiro, o Juventude terá que melhorar o desempenho como visitante e confirmar os bons números em casa. Longe do Jaconi, o Ju já teve 15 jogos. Foram duas vitórias, contra Chapecoense e Bragantino, seis empates e sete derrotas, com 15 gols marcados e 22 sofridos. O aproveitamento é de 26,6%.
Em casa, o Juventude terá somente mais dois confrontos. Diante o Bragantino pela 35ª rodada, no dia 30 de novembro, e o Corinthians, no último jogo do Brasileirão no dia 9 de dezembro.
Jogos restantes para o Juventude
- Atlético-MG (fora) - 20/11 - 19h
- Atlético-GO (fora) - 23/11 - 19h
- Bragantino (casa) - 30/11 - 19h
- Fortaleza (fora) - 3/12 - 19h
- São Paulo (fora) - 6/12 - 19h
- Corinthians (casa) - 9/12 - 21h30min