Após a 32ª rodada do Brasileirão, o Juventude continua vivo na briga contra o rebaixamento. Nas últimas quatro partidas, ou seja, em 12 pontos disputados, o Verdão conquistou oito. Essa sequência positiva com o comando de Jair Ventura diminuiu a distância do time alviverde para os adversários na luta pela permanência.
Na 27ª rodada, um jogo antes de Jair Ventura assumir o Juventude, o Verdão estava um ponto atrás do Bahia, primeiro time fora do Z-4. E a distância para o 12ª lugar, que na oportunidade era o São Paulo, era de seis pontos. Agora, o Ju tem a mesma pontuação do Bahia e está três distante do Santos, 12º colocado. Nos próximos três confrontos, o Juventude enfrenta Fluminense, Atlético-MG e Atlético-GO e não irá priorizar nenhum dos duelos. Todos os jogos são fundamentais na briga contra o rebaixamento.
— Não vamos priorizar jogos. Cada jogo é uma final de Copa do Mundo, independentemente dos nossos adversários. Vamos utilizar os jogadores que estiverem mais condicionados para que possamos entrar da melhor maneira possível. Em todos os jogos os três pontos valem a mesma coisa — comentou o técnico Jair Ventura.
O Bahia, atualmente o primeiro time fora da zona do rebaixamento, tem a seguinte sequência no Brasileirão: Sport, como visitante, e Cuiabá e Grêmio, em casa. O time baiano estava numa sequência de sete jogos sem perder até ser derrotado para o Flamengo por 3 a 0 no Maracanã, em jogo marcado por polêmicas de arbitragem e muita reclamação do time baiano.
O São Paulo se aproximou do Z-4 nas últimas rodadas. O time tricolor tem somente dois pontos a mais que o Juventude. Nas três rodadas anteriores, duas derrotas e um empate. No último jogo, foi goleado em casa para o Flamengo, por 4 a 0. Os próximos três confrontos serão o clássico diante do Palmeiras, fora de casa, e os duelos contra Athletico-PR e Sport atuando no Morumbi.
Outra equipe que teve a distância diminuída para o Juventude foi o Atlético-GO. Na 27ª rodada, o Ju estava com 28 pontos e o time goiano com 34. Portanto, seis pontos era a diferença, mas agora é somente de dois pontos. O Dragão não vence há quatro rodadas, sendo um empate e três derrotas. O Juventude ainda enfrenta o Atlético-GO em jogo atrasado pela 30 rodada no dia 23. Jogo direto na luta contra o rebaixamento.
O Cuiabá, 13º colocado, tem somente três pontos a mais do que o Juventude e um jogo a mais. O time mato-grossense não vence há três rodadas, sendo duas derrotas seguidas para Ceará e Corinthians.
Confira os próximos três jogos dos adversários na luta contra o rebaixamento
:: Santos
Chapecoense (casa)
Corinthians (fora)
Fortaleza (casa)
:: Cuiabá
Inter (casa)
Bahia (fora)
Palmeiras (casa)
:: Athletico-GO
América-MG (fora)
Ceará (casa)
Juventude (casa)
:: São Paulo
Palmeiras (fora)
Athletico-PR (casa)
Sport (casa)
:: Bahia
Sport (fora)
Cuiabá (casa)
Grêmio (casa)
:: Juventude
Fluminense (casa)
Atlético-MG (fora)
Atlético-GO (fora)
:: Sport
Bahia (casa)
São Paulo (fora)
Flamengo (casa)
:: Grêmio
Bragantino (C)
Chapecoense (F)
Flamengo (C)