Contra o Atlético-MG, no próximo sábado (20), o técnico Jair Ventura completará 30 dias no comando do Juventude. O treinador foi apresentado, oficialmente, no dia 20 de outubro e neste período está invicto nos cinco jogos que disputou. O aproveitamento está próximo ao do atual líder do Campeonato Brasileiro. O Galo tem 74% e o Ju, de Jair Ventura, 73,3%. São três vitórias seguidas, algo que não acontecia com o clube desde a Série B de 2017.
O Juventude, com Jair Ventura, empatou com Ceará e Bahia, e depois venceu Inter, Chapecoense e Fluminense. Com esses ótimos números no começo do trabalho, o Ju deixou a zona do rebaixamento. Nesses cinco jogos, o Verdão sofreu apenas um gol. O Juventude de Jair Ventura tem quatro dos cinco jogos sem sofrer gols, a maior sequência de vitórias da equipe no Brasileirão e também a maior sequência de invencibilidade.
Em 15 pontos, foram 11 somados. A maior sequência de pontos em um intervalo de cinco jogos neste Brasileirão tinha sido de 10, quando ganhou do Sport, empatou com o América-MG, venceu Flamengo e Grêmio, mas perdeu para o Ceará. Essa sequência foi em meados do primeiro turno.
—Nem sabia desses números. Eu estou interessado em fazer a cada jogo uma final de Copa do Mundo. Fico feliz, que tenhamos alcançado. Os números, muitas vezes, são subjetivos e mostram muita coisa, como o número de finalizações. Nós tivemos mais do que o dobro que o nosso adversário Fluminense. Não vamos nos preocupar com números, e sim com o Juventude. O meu trabalho é para o clube e não para o pessoal. O objetivo é a permanência na Série A — avaliou Jair Ventura.
A trajetória de Jair Ventura como treinador tem passagens por Chapecoense, Sport, Corinthians, Santos e Botafogo. O principal trabalho de Jair Ventura aconteceu no clube carioca. Durante um ano e quatro meses, assumiu o Alvinegro na zona de rebaixamento do Brasileirão, mas acabou a competição como quinto colocado e classificado à Libertadores. Nesses trabalhos, recebeu o rótulo de ser um técnico defensivo ou reativo. Entretanto, no Juventude isso tem mudado.
Em cinco jogos, cinco gols marcados e só um sofrido. Além disso, o Ju é uma equipe que cria muitas oportunidades a cada partida. Diante do Fluminense, foram 15 finalizações, contra sete do clube carioca. Em direção ao gol, nova goleada: 7 a 1 para o Verdão.
— Os rótulos aparecem quando você perde. Se eu tivesse aqui, nesses cinco jogos, com cinco derrotas, provavelmente eu estaria com esse rótulo de novo. Eu sou muito tranquilo quanto a rótulos. Sou um treinador jovem e em formação, apesar de ter feito meu primeiro jogo em 2010. Fico tranquilo e levo com naturalidade. Essas coisas são cíclicas. Eu vou encarar, agora, um treinador que é um dos melhores do país, o Cuca, que me abriu as portas como estagiário no Botafogo, e tinha um rótulo de pé-frio. Hoje é um dos melhores do Brasil — comentou o técnico.
Números de Jair Ventura
:: 5 jogos
:: 3 vitórias
:: 2 empates
:: 73,3% de aproveitamento
:: 5 gols marcados
:: 1 gol sofrido
:: Juventude 0x0 Ceará
:: Juventude 0x0 Bahia
:: Juventude 2x1 Inter
:: Chapecoense 0x2 Juventude
:: Juventude 1x0 Fluminense