O nome do Juventude não aparecerá na zona do rebaixamento ao final da 33ª rodada do Campeonato Brasileiro da Série A. Depois de seis rodadas no Z-4, a equipe alviverde conseguiu nesta quarta-feira (17) a terceira vitória consecutiva e respira fora da faixa dos times que caem para a Série B em 2022. O triunfo por 1 a 0 sobre o Fluminense, no Estádio Alfredo Jaconi, mantém a invencibilidade de Jair Ventura no comando do Papo e a recuperação do Ju para se manter na elite.
O Juventude começou melhor no Jaconi. Logo aos sete minutos, Capixaba puxou da direita e de pé esquerdo mandou com curva e perigo, por cima do gol do Flu. Aos 16, quase Wescley abriu o placar. O camisa 10 recebeu na área, girou e mandou com força, obrigando Marcos Felipe a se esticar todo para fazer a defesa.
A pressão, porém, deu resultado na cobrança de escanteio, aos 17. A bola foi recuada para Jadson, que cruzou na segunda trave e Dawhan cabeceou para o meio da área e Vitor Mendes, em um testaço forte, empurrou para fazer o 1 a 0 para o Juventude.
Mesmo com a vantagem, aos 22 Capixaba chegou pela esquerda e arriscou, mas chutou por cima. Aos 39, foi Castilho quem tentou. Paulo Henrique avançou pela direita, cruzou e o camisa 99 foi bloqueado pela defesa na hora da finalização em duas vezes.
Aos 42, a única chegada forte do Flu, quando Lucca invadiu pela esquerda e obrigou Douglas a fazer grande defesa. A resposta do Ju fez com que o goleiro do time carioca fizesse três defesas no mesmo lance, em um abafa final alviverde no final da primeira etapa aos 47.
Com a neblina dificultando bastante a visibilidade, o Juventude chegou pela primeira vez aos 14 minutos, quando Jadson cruzou e Ricardo Bueno desviou de cabeça, parando na defesa de Marcos Felipe. No minuto seguinte, foi Jadson que aproveitou o rebote do escanteio e arriscou, com a bola passando rente à trave.
A blitz do Papo seguiu e aos 16 Castilho arriscou, com a bola desviando em Nino e ganhando mais veneno, saindo pela linha de fundo. O volante teve o grito de gol trancado na garganta aos 17. Entrando nas costas de Calegari, Castilho tocou para tirar de Marcos Felipe, mas a bola bateu na trave esquerda e insistiu em não entrar.
A partir daí, o Fluminense até tentou fazer pressão, mas sem conseguir chance clara. Com a festa da torcida jaconera, o Juventude garantiu a vitória e o respiro fora do Z-4. No sábado (2o), o desafio será o Atlético-MG, no Mineirão, às 19h. Guilherme Castilho, Vitor Mendes e Bruninho, que pertencem ao Galo, serão desfalques.
Ficha técnica
Juventude 1x0 Fluminense
Juventude
Douglas; Paulo Henrique, Vitor Mendes e Rafael Forster e William Matheus; Jadson (Ricardinho, 27/2°), Dawhan e Guilherme Castilho; Wescley (Chico, 19/2°), Capixaba (Rafael Bilu, 39/2°)e Ricardo Bueno (Roberson, 39/2°). Técnico: Jair Ventura
Fluminense
Marcos Felipe; Calegari (Daniel, 32/2°), David Braz, Nino e Marlon; André, Nonato (Arias, 19/2°) e Yago Felipe (Gustavo Apis, 40/2°); Lucca, Caio Paulista (Cazares, intervalo) e John Kennedy (Abel Hernández, intervalo). Técnico: Marcão
Gol: Vitor Mendes (J), aos 17min do primeiro tempo.
Arbitragem: Ricardo Marques Ribeiro, auxiliado por Celso Luiz da Silva e Felipe Alan de Oliveira (trio de Minas Gerais).
Cartões amarelos: Lucca (F), Guilherme Castilho, Capixaba (J)