Depois de acumular cinco rodadas dentro da zona do rebaixamento, o Juventude tem a oportunidade de sair da zona mais incômoda do Campeonato Brasileiro nesta quarta-feira (17). Às 20h30min, no Estádio Alfredo Jaconi, o Papo recebe o Fluminense, pela 33ª rodada, e até um empate pode colocá-lo fora do Z-4, já que o Bahia só atua na quinta-feira, contra o Sport, fora de casa. Por outro lado, uma vitória pode fazer o Verdão pular até quatro posições, ultrapassando também São Paulo, Atlético Goianiense e Santos ou Cuiabá, e abrir uma margem de tranquilidade para a reta final da competição.
Invicto no comando do Ju, com dois empates e duas vitórias em quatro partidas, Jair Ventura já se igualou ao técnico Marquinhos Santos na marca de duas vitórias seguidas na competição ao superar Inter e Chapecoense. Enquanto isso, o antigo treinador havia superado Flamengo e Grêmio em sequência no primeiro turno. Agora, restando oito jogos para o final do Brasileirão, o alviverde tem a possibilidade de alcançar a inédita marca na temporada de três vitórias seguidas.
Contudo, esse feito tem sido um grande desafio nas últimas temporadas, já que última vez que o Juventude venceu três vezes em sequência foi na Série B do Brasileiro, em junho de 2017. Comandado por Gilmar Dal Pozzo, o Ju superou Criciúma, Boa Esporte e ABC. Pela Primeira Divisão, por sua vez, o último tripé de vitórias ocorreu em setembro de 2007, com êxitos sobre Goiás, América-RN e Cruzeiro.
— É uma grande oportunidade de a gente conseguir esse feito. Mas estaremos atuando em casa, diante de uma grande equipe, que não venceu o Palmeiras à toa. E nós nos sentimos preparados e temos tudo para fazer um grande jogo — afirma o lateral-esquerdo William Matheus, que aposta na sequência de boa atitude da equipe, como ocorreu nas últimas partidas:
— Uma sequência de vitórias traz confiança para todo o grupo, então chegamos mais confiantes para enfrentar o Fluminense do que em rodadas atrás. Espero que possamos conquistar um bom resultado nesse jogo para dar um salto na tabela.
Para encarar o Fluminense, o Ju terá de superar dois desfalques. O lateral-direito Michel Macedo e o atacante Sorriso estão suspensos por acumularem três cartões amarelos e não estarão em campo. Ambos foram figuras importantes na reação alviverde na Série A a partir da chegada de Jair Ventura. Paulo Henrique e Capixaba são os mais cotados como substitutos, com uma hipótese menos provável de Rafael Bilu ser utilizado no ataque. Nas demais posições, a tendência é de continuidade dos titulares.
Buscando contar com o apoio de sete mil jaconeros, a lotação máxima permitida pelo Governo do Estado, a venda dos ingressos foi prorrogada até às 13h desta quarta-feira, com os sócios tendo o direito de adquirir mais duas entradas para seus convidados.