Enquanto busca um melhor caminho para encerrar os contratos de empréstimo de Alyson, Matheus Jesus e Paulinho Boia, que estão a afastados do grupo principal do Juventude por indisciplina, a diretoria alviverde também busca viabilizar reposições no grupo de jogadores.
A data limite é a próxima sexta-feira (24), período que encerram as inscrições no Campeonato Brasileiro 2021. Como a janela de transferências internacionais já está fechada desde o final de agosto, apenas poderiam chegar jogadores do cenário local.
Outro fator que limita o mercado alviverde é a impossibilidade, conforme o regulamento da competição, de contratar jogadores que já realizaram mais de sete jogos na Série A por outras equipes, já que 21 rodadas do campeonato foram realizadas e muitos atletas atingiram o número limite de partidas. Por outro lado, não há limite para jogadores de outras divisões.
Uma alternativa para repor as perdas são trocas. Mesmo que Alyson, Jesus e Boia sejam emprestados por Ceará, Corinthians e São Paulo, respectivamente, eles têm contrato com o Papo até dezembro, então poderiam ser recolocados em outros clubes. Em contrapartida, jogadores de interesse do Juventude seriam liberados sem o pagamento de uma multa rescisória.
Aos 25 anos, Alyson participou de 16 jogos com a camisa alviverde, sendo mais frequente na reta final Campeonato Gaúcho, quando tomou a condição de titular de Eltinho, que se transferiu para o Figueirense. Foram 10 jogos no Estadual, cinco deles como titular. No Brasileirão foram apenas quatro partidas. Ele também foi prejudicado por uma lesão contra o Palmeiras, na quarta rodada, que o afastou por dois meses dos gramados.
Para a lateral esquerda, o técnico Marquinhos Santos conta somente com o capitão William Matheus, que cumpriu suspensão diante do Athletico-PR e estará de volta contra o Santos, no domingo. No duelo da Arena Baixada, Rafael Forster foi improvisado no setor, porém foi expulso e não enfrenta o Peixe. Desse modo, Dudu, do elenco Sub-20, pode ser mais mais uma vez promovido aos profissionais para ser alternativa no banco.
Matheus Jesus foi contratado pelo Juventude em abril, ainda durante a disputa do Gauchão. No certame estadual ele atuou em apenas duas partidas, porém ganhou sequência na Série A e atuou em 14 jogos. Desfalque contra o Corinthians por pertencer ao clube paulista, ele retornou ao grupo de relacionados na rodada seguinte, contra o Cuiabá, porém permaneceu no banco de reservas. O mesmo ocorreu diante do Athletico-PR.
Para o meio-campo, Jadson e Dawhan formam a dupla de volantes do time titular. Ricardinho tem ficado na reserva e Guilherme Castilho também pode ser utilizado por ali, porém ganhou a titularidade atuando mais avançado. Elton passou por cirurgia no joelho e retornará somente em 2022.
Dos três afastados, Paulinho Boia era o único titular absoluto do técnico Marquinhos Santos. Após estrear contra o Palmeiras, na quarta rodada, entrando no segundo tempo, ele jamais perdeu a condição de titular. Foram 15 jogos e dois gols marcados com a camisa do Ju.
Para o ataque, o grupo conta com uma série de jogadores que pode cumprir sua função. O primeiro é Sorriso, que também cumpriu suspensão na última rodada e agora está de volta contra o Santos. Fernando Pacheco, Matheuzinho, Chico e Edwin Mosquera também podem atuar por ali. O meia-atacante Wescley, utilizado na ponta-direita em alguns jogos do primeiro turno, também pode ser opção caso a comissão técnica do Papo queira mexer nas características de seu ataque.