O Caxias chegou ao quinto jogo seguido sem vencer no Campeonato Brasileiro da Série D. Porém, diferente de outros momentos, a equipe grená pode até comemorar o ponto conquistado neste sábado (21), no Estádio Centenário. Em meio a bagunça que vive o clube dentro e fora de campo, com falta de pulso da direção e rara qualidade no futebol apresentado, o 1 a 1 diante do FC Cascavel poderia até ser motivo de celebração, não fosse o momento vivido e o risco de deixar o G-4 do grupo A-8.
O Cascavel foi superior durante todo o tempo e melhor em campo, mas o Caxias conseguiu sair na frente, com Michel, aos 24 minutos do primeiro tempo. Porém, antes do final da etapa inicial, Carlos Henrique empatou.
No próximo domingo (29), o time do técnico Rafael Jaques — caso o treinador permaneça no cargo — enfrenta o Rio Branco-PR, fora de casa, pela penúltima rodada da fase de classificação.
Com mudanças nas peças e com um sistema com três zagueiros, já que o volante Marlon foi posicionado na primeira linha, o Caxias tentou espelhar o modelo de jogo utilizado por Tcheco na equipe rival. Isso não rendeu de imediato e pouco antes dos dois minutos, o Cascavel fez jogada pela direita e William bateu cruzado, mas Pitol fez a defesa com tranquilidade. Aos 10, foi João Pedro quem chegou em jogada frontal após pela troca de passes da equipe paranaense. A finalização acabou bloqueada pela defesa antes de encontrar o canto esquerdo do gol grená.
O Cascavel começou a sufocar o Caxias. A pressão do time do Paraná era quase irresistível para a defesa grená, mesmo que sem conseguir finalizar efetivamente ao gol de Pitol. Porém, naquelas surpresas do futebol, aos 23, Jean Dias roubou a bola no meio-campo e tocou para Diogo Oliveira. O veterano meia grená puxou o contra-ataque em velocidade e encontrou Michel pela esquerda. O centroavante, que não balançava as redes rivais há mais de um mês, cortou para a canhota, limpando a marcação a sua frente, e acertou o canto direito de Ricardo, que nada pode fazer: 1 a 0 para o Caxias no melhor momento do rival.
Mesmo com o gol sofrido, os visitantes quase conseguiram a igualdade aos 36, mas o árbitro marcou impedimento do centroavante Carlos Henrique, que estava um pouco adiantado quando recebeu a bola antes de mandar para o gol grená.
No ataque seguinte, foi a vez do Caxias ter um gol anulado. Diogo Oliveira arriscou de longe, Ricardo deu rebote e Jean Dias chegou na frente do goleiro para deixar livre para Michel empurrar para as redes. Contudo, Dias estava na condição irregular.
Mas aquilo que era tendência virou empate aos 41. O Cascavel saiu tocando da defesa até chegar em João Pedro, que fez passe com perfeição em profundidade para Robinho, que tirou Pitol do lance e deixou Carlos Henrique livre para empurrar para a meta, sem goleiro, e fazer o 1 a 1 antes do intervalo.
O segundo tempo começou em alta intensidade. Como característica do jogo, o Cascavel começou rondando a área do Caxias constantemente. Mas foi do Grená a primeira chegada da etapa complementar. Aos seis minutos, Bruno Ré avançou pela esquerda e recebeu de Diogo Oliveira. O lateral encontrou Michel livre, que girou e tentou a bola cruzada. Antes que Milla aparecesse para o cabeceio, o goleiro Ricardo salvou com um tapa.
Ainda superior, mas sem efetividade, o Cascavel assustou aos 29, quando João Pedro cruzou e Carlos Henrique desviou de cabeça, por cima do gol. Dois minutos depois, o time paranaense puxou contra-ataque rápido e a bola sobrou para Vinícius, aberto pela esquerda, que finalizou raspando o travessão grená.
Aos 34, a virada do Cascavel não veio no detalhe. William cruzou da esquerda, Pitol cortou parcialmente e a bola sobrou para Vinícius, que ajeitou e tentou mandar no canto direito do goleiro grená, que tentava tirar os espaços. Em cima da linha, Rafael Lima tirou de cabeça o que seria o segundo dos paranaenses.
A pressão seguiu e aos 41, após receber passe de Vinícius, Marcelo Gama finalizou da intermediária e a bola tocou no travessão grená antes de sair pela linha de fundo.
Na tentativa rara a seu favor, o Caxias quase fez o segundo aos 43. Matheuzinho cobrou escanteio da direita, Paulinho Santos desviou e a bola passou tirando tinta do travessão do Cascavel.
Não fosse Pitol, a derrota grená ocorreria aos 46. Robinho cobrou falta do bico da grande área com força, o goleiro grená tocou no bola antes dela explodir no travessão. No último lance da partida, um bate e rebate na área após cruzamento de William, fez com que a bola ficasse à disposição de pelo menos quatro jogadores do Cascavel, mas niguém finalizou e Pitol segurou a bola. O 1 a 1 saiu como vitória para o Caxias.
Ficha técnica
Caxias 1x1 Cascavel
Campeonato Brasileiro da Série D 2021 - Estádio Centenário, em Caxias do Sul-RS
21/8/2021
CAXIAS: Marcelo Pitol, Lucas Carvalho, Rafael Lima, Henrique e Bruno Ré; Marlon (Carlos Aberto, 39/2°), Paulinho Santos, Karl (Erik, intervalo) e Diogo Oliveira; Jean Dias (Milla, intervalo) e Michel (Matheuzinho, 20/2°). Técnico: Célio Pretto (auxiliar).
CASCAVEL: Ricardo, Afonso, Lucas e William; Wagner Libano (Henrique,29/2°) , Marcelo Gama, Bileu (Vinícius, 34/2°) e William Simões; Robinho, João Pedro (William Sotto, 29/2°) e Carlos Henrique (Rogério, 40/2°). Técnico: Tcheco.
Gols: Michel (Cax), aos 22min, Carlos Henrique (Cas), aos 41min, no primeiro tempo.
Árbitro: Irinaldo Jorge dos Santos Silva (BA), auxiliado por Gustavo Marin Schier (RS) e Fabulo Oliveira Diniz (RS).
Cartão amarelo: Diogo Oliveira, Bruno Ré (Cax), Vinícius, Ricardo (Cas)