O Juventude venceu o Flamengo por 1 a 0, pela sétima rodada do Campeonato Brasileiro. No entanto, o estado encharcado do gramado do Estádio Alfredo Jaconi recebeu muitas críticas do técnico Rogério Ceni e de torcedores rubro-negros nas redes sociais. O sistema de drenagem e as condições que os times foram obrigados a jogar foi o assunto principal pelo lado carioca.
O gol da vitória do Juventude teve um auxilio de uma poça no gramado. O lateral-direito Matheuzinho tentou um passe rasteiro e a bola parou próxima à grande área. O centroavante Matheus Peixoto aproveitou, finalizou e fez um golaço no ângulo. A pergunta que todos fizeram: Por que a drenagem do Jaconi não escoou água?
— A grama nova vem em rolos e precisa de um tempo para realizar a furação e a grama chegar na drenagem. Se não, a grama fica solta. É uma recomendação do pessoal que dá a assessoria para o Juventude, que esse trabalho não pode ser feito ainda. Em função disso, os rolos são mais compactados. Assim que confirmamos o acesso, já tínhamos a expectativa da remoção do gramado antigo e julgamos que o momento era propício para a Série A — explicou o presidente Walter Dal Zotto Jr.
O gramado do Estádio Alfredo Jaconi foi totalmente trocado durante os primeiros dias do ano. Por isso, o Juventude não atuou em Caxias do Sul no Gauchão. Disputou jogos em Flores da Cunha, Novo Hamburgo e Bento Gonçalves como mandantes.
Se o Flamengo criticou as condições do gramado do Jaconi devido à chuva, 10 dias antes o técnico Abel Ferreira, do Palmeiras, fez elogios.
— Espetacular. Se o Messi jogasse aqui, não iria reclamar do gramado — afirmou o treinador palmeirense na entrevista para os canais Globo.
Por que o gramado encharcou?
O gramado do Alfredo Jaconi foi totalmente trocado e esse processo aconteceu através de grandes rolos de grama. O plantio precisa que o solo apresente um percentual elevado de material orgânico e assim forma os rolos que compõem o campo.
Com isso, a drenagem superficial fica comprometida parcialmente nos primeiros meses desse processo. É necessário instalar a grama com essa camada da superfície, que tem mais resistência à drenagem. Todos os estádios que realizam esse tipo de plantio apresentam esse problema nos primeiros seis meses. Além disso, Caxias do Sul sofreu com chuvas intensas no final de semana e a drenagem no momento ficou comprometida.
Apenas os estádios com drenagem a vácuo não sofrerão inicialmente com esse problema da drenagem. Depois do processo inicial, o campo passar a drenar normalmente e o gramado terá boas condições de jogo. Arena e Beira Rio possuem essa drenagem a vácuo. O Estádio Alfredo Jaconi não possui devido ao alto custo. Na época, Inter e Grêmio investiram aproximadamente R$ 12 milhões neste procedimento.