O início de 2021 será de aventura para Mauro e Sofia Chies, pai e filha. Isso porque eles estão planejando escalar o Monte Kilimanjaro, na Tanzânia, continente africano. A experiência não será nova para Mauro, que já desafiou-se nesse mesmo ponto do país africano.
— Subi o Monte Kilimanjaro, de 5895 metros, na África. Sendo o único participante da expedição internacional Wings of Kilimanjaro, vinculada a projetos de assistência social no local — relembra Mauro.
A história, por trás do retorno ao continente também é curiosa. Na sua ida à África, Mauro conheceu os projetos solidários da localidade e colaborou com recursos financeiros para a escola do orfanato Faraja. Os recursos foram destinados a investimentos na educação das crianças. Á época, ele recebeu uma foto, de crianças do orfanato, com um cartaz que expunha a frase: "Asante Mauro". Na tradução: obrigado, Mauro.
Passados alguns anos, ele resolveu utilizar essa foto em uma rede social. Foi aí que uma menina que aparecia na imagem o contatou. Agora com 18 anos, Anna agradeceu a colaboração feita por ele, o que aguçou sua vontade de voltar à África para conhecê-la e também para aventurar-se.
— Possivelmente nos encontraremos com Anna no país dela na virada deste ano e depois subiremos, eu e minha filha, a montanha mais alta do continente africano. Eu, pela segunda vez, e minha filha pela primeira. Não há privilégio maior nessa vida do que ver florescer jovens íntegros onde quer que seja. Basta dar uma mãozinha ao destino — expõe.
Sofia também já esteve na África. No entanto, há época, ela tinha apenas cinco anos. Agora, com 15, ela fará sua primeira escalada.
— Estarei retornando para aquele lugar incrível junto com meu pai, com o intuito de subir o pico mais alto do continente africano. Espero tirar dessa experiência não só o direito de dizer que já estive no pico de uma montanha, mas poder dizer que subi até lá e contar com os valores que essa experiência poderá me trazer — conta.
Os dois embarcarão à África no dia 23 de dezembro. Eles permanecem no continente até 10 de janeiro.
Apoio aos africanos
Além da aventura, pai e filha também vão à Tanzânia com o objetivo de ajudar os necessitados do país. Médico, Mauro pretende fazer consultas aos que precisarem.
— Como médico oftalmologista quero fazer consultas básicas para as crianças, levando daqui óculos de grau conforme as necessidades mais básicas das idades infantis, dos problemas mais comuns de visão em que a correção com óculos de grau é possível ser feita em uma consulta básica — explica.
Para isso, ele está buscando apoio financeiro. O valor arrecadado será destinado às crianças africanas.
— Sei que o ano está difícil para todos e que foi pouco tempo para organizar a casa para a viagem, mas é uma ação humanitária que pode ter a colaboração de todos e fazer bem a quem mais precisa.
Aqueles que quiserem ajudar, podem fazer por meio do telefone: (54) 9 9118-3620. Mauro está propondo duas formas de auxílio:
:: Cota Ouro
- 4 cotas de R$ 15 mil (em cinco parcelas)
- contrapartida: logo em camisetas e divulgação nas redes sociais Mauro Chies Montanhista
- possibilidade de palestras pré e pós-expedição, com Mauro e Sofia
:: Cota Prata
- 4 cotas de R$ 5 mil (em duas parcelas)
- contrapartida: divulgação nas redes sociais Mauro Chies Montanhista.