A ACBF conquistou seu primeiro título da Série Ouro do Estadual em outubro de 1996. A equipe empatou em 3 a 3 no tempo normal e 0 a 0 na prorrogação com o Inter/Ulbra, de Manoel Tobias, em duelo em Carlos Barbosa. Esse título marcou uma nova era na história do clube. Atualmente, o time laranja possui uma coleção de títulos, inclusive do Mundial de Clubes Fifa.
Leia Mais
ACBF apresenta programa para retorno de treinamentos
Sem previsão para retorno dos jogos, ACBF tem queda de 22% na arrecadação
No primeiro jogo, em Porto Alegre, no Gigantinho, empate em 3 a 3. Na volta, em Carlos Barbosa, novo 3 a 3. Os gols foram de Fininho, Fabinho e Choco para a ACBF e Danilo, Edinho e Manoel Tobias para o Inter/Ulbra. Novo empate, levou o jogo para a prorrogação. A igualdade persistiu e a ACBF, beneficiada pelo regulamento, tornou-se, pela primeira vez, campeã da Série Ouro.
Neste ano de 1996 foi contratado o técnico Jarico e 14 jogadores, com destaque para o ala Fininho, da seleção brasileira e que estava na Enxuta, de Caxias do Sul. O pivô Choco, um dos principais jogadores de futsal da época, também chegou para marcar história no clube.
O jogo
Duelo igual tecnicamente e disputado lance a lance com muita virilidade. A exemplo do que acontecera no Gigantinho, o time da capital chegou a estar vencendo por 2 a 0, mas ainda no primeiro tempo a ACBF empatou. O Inter/Ulbra passou à frente do marcador, porém Choco empatou.
O goleiro Serginho foi a grande expressão da partida que teve duas interrupções. A primeira, aos 13 min, quando o Inter/Ulbra acusou a torcida da ACBF de ter atirado vaselina na quadra. No intervalo, houve troca de empurrões entre seguranças do Inter/Ulbra e torcedores de Carlos Barbosa.
Galeria de Fotos
Ficha técnica
ACBF 3x3 Inter/Ulbra
Data: 19/10/1996
Local: Ginásio da Tramontina, em Carlos Barbosa
Gols: Danilo, aos 4min; Edinho, aos 7min; Fininho, aos 9min; e Fabinho, aos 18min, no 1º tempo; e Manoel Tobias, aos 4min, e Choco, aos 12min, no 2º tempo,
Arbitragem: César Gaspary e Luiz Abel de Souza
ACBF
Bagé; Sandro, Edison Pull, Fininho e Choco, mais Marquinhos, Fabinho, Jailton e Marcelinho. Técnico: Jari da Rocha
INTER/ULBRA
Serginho; Edinho, Waguinho, Danilo e Manoel Tobias, mais Bella, Nelsinho, Vandré e Odair. Técnico: PC
VÍDEO