O grande dia do Farrapos chegou. Da sua fundação, em 25 de novembro de 2007, até às 13h deste domingo, no Estádio do Sesi, em Blumenau, a história do clube de rúgbi de Bento Gonçalves terá seu ápice. A decisão no Super 8, o campeonato brasileiro da modalidade, contra o Jacareí-SP, é o maior momento do rúgbi gaúcho, que nunca teve uma equipe na final. O Sportv 3 transmite ao vivo e a equipe do Pioneiro estará no palco da final acompanhando a partida.
Próximo de completar 10 anos, o Farrapos vê a integração do clube com a cidade aumentar dia após dia. A presença de público nos jogos não baixa de mil pessoas na antiga Montanha, o primeiro estádio de rúgbi do país, abrangendo também jogos do feminino e das categorias menores. Desde 2010, o time é responsável pelo espaço, que ficou quase abandonado com a saída do Esportivo do centro da cidade.
Ainda utilizam o campo o Bento Snakes, do futebol americano, e as categorias de base do Tivo. No local também está o centro de desenvolvimento gaúcho da Confederação Brasileira de Rugby (CBRu). A vitoriosa história do Farrapos incluiu a conquista da Taça Tupi, em 2010, que credenciou o time à disputa do Super 8, e o octacampeonato gaúcho. Em Blumenau, a torcida da equipe terá 100 pessoas.
O técnico e atleta Javier Cardozo diz que a entrega do time será a mesma dos jogos anteriores, com um sentimento especial por estar ,
– Pode ter certeza que vamos deixar o coração em campo. Quem vive aqui sabe que o Farrapos não são só os 23 que entram em campo. É a torcida, as famílias, os juvenis, a equipe feminina, todos fazem o clube e por eles que vamos jogar.
Na Argentina, terra de Javier e do chutador Facundo Flores (foto), o rúgbi é um dos principais esportes nacionais. No Brasil há alguns anos, Facundo valoriza os esforços feitos para a evolução da modalidade:
– Temos um trabalho muito forte no país pelo rúgbi. No Farrapos também, com atividades nas escolas. Acredito que o Brasil será uma potência em 10 anos.
Para o presidente da Federação Gaúcha de Rugby (FGR), Fabiano Ferrari, a chegada na decisão valoriza o crescimento do esporte no Estado:
– A participação do Farrapos na final repercute de forma incrível, não só no clube, mas em todo o rúgbi gaúcho. Esperamos que essa repercussão possa nos trazer mais praticantes e mais empresas apoiadoras. No próximo ano, teremos mais dois times na primeira divisão do campeonato brasileiro, Charrua e San Diego, de Porto Alegre.
Atualmente a FGR tem 20 clubes filiados, sendo que 12 disputam as duas divisões estaduais – seis na primeira e seis na segunda. O próximo Campeonato Gaúcho acontece a partir de março de 2018.