Os resultados do estudo Cápsula, pesquisa do Grupo RBS que mapeou o comportamento dos gaúchos, foi apresentada à comunidade caxiense nesta segunda-feira (14) pelo diretor-executivo de Marketing da empresa, Marcelo Leite, durante a reunião-almoço da Câmara de Indústria, Comércio e Serviços (CIC) de Caxias do Sul.
Segundo o estudo, as principais tendências que irão influenciar o consumo foram reunidas nos tópicos consumo consciente, diversidade, longevidade, bem-estar e novo urbano. A pesquisa identificou, por exemplo, que 66% dos entrevistados da Região Nordeste adotaram hábitos de consumo consciente.
— Isso não é nicho. Em alguns casos, é a maioria ou uma parcela significativa — enfatizou Leite.
O levantamento mostra ainda que, na percepção de 84% dos entrevistados, as marcas não estão engajadas como deveriam no tema da diversidade. E 36% passariam a consumir marcas que se destacam positivamente nas discussões dos temas em que é engajado. Sobre consumo consciente, 65% prometem adotar, ainda neste ano, novas práticas ou alterar o comportamento de consumo.
— As pessoas acham que as marcas têm voz e estão usando pouco essa voz — destacou Leite, acrescentando que as empresas não podem desconsiderar o percentual de quase 40% que dizem boicotar marcas que se posicionam contra o que eles defendem.
Desenvolvido pela área de RBS Intelligence, o estudo é utilizado como insumo para ajudar os clientes a identificar riscos e oportunidades para suas marcas e criar melhores estratégias de negócio. O levantamento foi elaborado a partir de 2,3 mil entrevistas com pessoas de diferentes regiões do Estado, realizadas em janeiro e fevereiro deste ano, além de 31 entrevistas em profundidade feitas com o público de Porto Alegre e do interior do Rio Grande do Sul, cinco entrevistas com especialistas do mercado e outras cinco com formadores de opinião do Grupo RBS.
TENDÊNCIAS DE MERCADO: QUAIS SÃO E O QUE SÃO, SEGUNDO O ESTUDO CÁPSULA
> Consumo consciente: A preocupação do gaúcho em relação ao meio ambiente.
> Diversidade: A queda dos padrões demográficos e o efeito no consumo.
> Longevidade: A nova terceira idade e o que muda no comportamento dessa geração.
> Bem-estar: Motivações e consequências da preocupação em ser saudável.
> Novo urbano: Espaços que estão ganhando novas definições e o reflexo disso para o mercado.
DADOS DA REGIÃO NORDESTE DO RS
DIVERSIDADE
> 62% das pessoas possui alto interesse no tema.
> 37% se interessam pelo tema por se sentirem afetados diretamente pelos problemas causados pela falta de discussão ou porque eles afetam pessoas próximas.
> 41% se interessam pelo tema porque o assunto está amplificado e mais discutido.
> Na percepção de 84%, as marcas não estão engajadas como deveriam.
> 36% passariam a consumir marcas que se destacam positivamente nas discussões dos temas que é engajado.
> Para 53%, o consumo dependeria de outros fatores.
> 12% não consumiriam.
CONSUMO CONSCIENTE
> 79% das pessoas têm alto grau de interesse no tema.
> 65% vão adotar novas práticas de consumo consciente ou alterar o comportamento de consumo em 2019.
> 26% vão adotar várias práticas de consumo consciente e alterar significativamente o comportamento de compra em 2019.
*Estimativa de que R$ 260 milhões/mês sejam acrescidos na economia ou realocados para as despesas domésticas devido ao aumento de gastos por conta das práticas sustentáveis.
LONGEVIDADE
> 59% adotam práticas que favoreçam a longevidade.
> Para 43%, a aposentadoria está da forma como planejou.
> Para 57%, a aposentadoria está pior do que imaginava.
> Não foram obtidas menções para a alternativa "melhor do que imaginava".
BEM-ESTAR
> 85% dos gaúchos da Região Nordeste possuem alto interesse pelo tema.
NOVO URBANO
> 29% das pessoas passaram a incorporar novas formas de se deslocar e ocupar a cidade nas suas vidas e nos seus hábitos de consumo.
> 56% usam carro ou moto particular.
> 36% usam carro de aplicativo como Uber, Garupa e outros.
Fonte: estudo Cápsula, pesquisa do Grupo RBS