Um complexo com hotel e centro comercial está em construção em Flores da Cunha. O empreendimento começou a ser erguido em 2024 no terreno da Cooperativa Nova Aliança, na Avenida 25 de Julho, e tem cerca de 20% da obra pronta — a chuva de maio acabou prejudicando os trabalhos. A previsão de conclusão é 2026.
Com investimento de R$ 90 milhões, o projeto contempla uma área de 18 mil metros quadrados, sendo 6,5 mil para o hotel que será administrado pela rede Tri Hotéis. São 98 apartamentos para hospedagem e 18 flats para compra ou aluguel. O Axten Garden Mall terá 39 lojas, 20 salas aéreas e 170 vagas de garagem.
O projeto e a construção é da Axten Hotéis, que tem Diego Lugano, ex-jogador da seleção de futebol do Uruguai, como investidor. A Axten já administra negócios em Caxias do Sul e Antônio Prado e viu na Terra do Galo e maior produtora de vinhos do país potencial para investir.
— Flores da Cunha não tem nada nesse sentido. As pessoas quando precisam ir ao shopping, por exemplo, vão a Caxias. Vimos um furo de mercado e aproveitamos — diz Horacio Forni, diretor do Axten Hotéis.
A casa histórica da então vinícola Santo Antônio, que hoje integra a Nova Aliança, faz parte do projeto e será preservada. A edificação de 1928 irá abrigar, conforme Horacio, o varejo da cooperativa, um museu e um restaurante. O complexo terá acesso tanto pela Avenida 25 de Julho quanto pela Borges de Medeiros.