Gustavo Toigo, vereador do PDT e presidente da Comissão de Desenvolvimento Econômico da Câmara de Vereadores de Caxias do Sul
Caxias do Sul é potência em diversos setores e, ao mesmo tempo, apresenta em seu horizonte uma infinidade de territórios a serem valorizados de forma empreendedora. Segundo polo metalmecânico do Brasil, com vocação focada em vários nichos da indústria, também é destaque no comércio, em serviços, na agricultura, no esporte, em conhecimento e em tantas outras áreas.
O Poder Legislativo, ouvindo segmentos da sociedade, como o produtivo e a Academia, tem trabalhado em ações para a construção de ambientes propícios e medidas de incentivo à inovação e à pesquisa tecnológica, buscando o desenvolvimento econômico e social. São políticas pensadas para possibilitar a atração de investimentos, a geração de riquezas e mais oportunidades de emprego e renda.
Capitanear propostas no campo da inovação e da tecnologia e pensar em ferramentas que garantam o incremento da área de pesquisa e desenvolvimento, beneficiando a economia da cidade, são necessidades urgentes. Instrumentos de planejamento, como demarcações especiais para futuros parques tecnológicos, visam a preparar o município para acompanhar o crescimento e o aperfeiçoamento desse mercado.
Com a perda de dinamismo da economia e como forma de melhorar os processos de fabricação e atrair novos empreendimentos, a Câmara Municipal de Caxias do Sul buscou, em comunhão de esforços, uma articulação com a Câmara de Indústria, Comércio e Serviços (CIC) e com a Universidade de Caxias do Sul (UCS), formando uma tríplice hélice que idealizou a instituição de um zoneamento especial batizado de Zona de Empreendedorismo, Inovação e Tecnologia (Zeitec).
A matéria foi inserida no projeto de lei que trata do Plano Diretor de Desenvolvimento Integrado (PDDI), aprovado recentemente na Câmara. O objetivo da Zeitec é instituir áreas geográficas com parâmetros construtivos diferenciados e incentivos públicos, criando um ponto de convergência entre a base de ciência e tecnologia e a base empresarial, construindo um ambiente de inovação, competitividade e interação entre a universidade e o campo fabril.
Em uma economia industrial destacada, engendrar mecanismos e criar as condições necessárias para evitar o colapso da produção é um imperativo. Ao mesmo tempo, apoiar as mudanças econômica e social na comunidade como um todo é vital para dar suporte a futuras leis e normas de inovação.
O conceito de desenvolvimento baseado no conhecimento, utilizando-se da construção de pesquisas científicas realizadas nos programas de pós-graduação, pode garantir a transição para um novo momento, descortinando uma realidade à qual o município precisa estar atento: as Cidades do Conhecimento.
A ação político-legislativa foca em debater e proporcionar condições que incentivem, de forma cooperada, a promoção da ciência e da tecnologia, fomentando a criação de propostas inovadoras. A matriz econômica de Caxias do Sul, hoje focada na indústria de transformação, precisa ganhar o apoio e a parceria do poder público, fortalecendo a atividade empresarial e promovendo, consequentemente, a qualidade de vida da população.