A música brasileira está de luto com a morte do cantor Agnaldo Rayol morreu aos 86 anos na madrugada desta segunda-feira (4). Ele teria sofrido um acidente em sua casa no bairro Santana, na zona norte de São Paulo, resultando em um corte na cabeça. A informação foi confirmada pela assessoria de imprensa do artista (confira nota abaixo). Nascido no Rio de Janeiro em 1938, construiu carreira de mais de 70 anos como cantor, ator e apresentador.
O auge da carreira foi na década de 1960, quando apresentou programas de televisão como Agnaldo Rayol Show e Corte RayoIlShow. Foi também na televisão que interpretou músicas que foram temas de novelas, como Mia Gioconda, em O Rei do Gado (1996) e Tormento d'Amore, abertura da novela Terra Nostra (1999). Ele também trabalhou como ator na televisão e no cinema, protagonizando, inclusive, o filme Agnaldo, Perigo à Vista, em 1969.
Ao longo das sete décadas de carreira teve passagens marcantes pela Serra. Na mais recente, realizou show durante a comemoração dos 15 anos do Projeto Conviver, em Caxias do Sul, em 2013. Na ocasião, cerca de duas mil pessoas participaram da festa no pavilhão 2 do parque de eventos da Festa da Uva.
Em 2002, foi atração em show em Gramado, e recebeu o carinho de fãs durante os dias em que esteve hospedado no Hotel Laje de Pedra, em Canela. Três anos mais tarde, foi atração no aniversário da casa noturna Chardonnay, em Caxias do Sul. À época, em entrevista ao Pioneiro, mostrou carinho ao Rio Grande do Sul.
— Por causa da música consegui tudo o que eu pudesse desejar. Tenho um carinho especial pelo Rio Grande do Sul, que é o Estado onde mais fiz shows, depois de São Paulo — comentou em entrevista ao Sete Dias de 25 de agosto de 2005.
A morte
Agnaldo Rayol estava internado no Hospital HSANP, no bairro de Santana, Zona Norte da capital paulista. Segundo a família, a morte foi em decorrência de uma queda em seu apartamento durante a madrugada. A assessoria do artista divulgou nota nesta manhã:
“Agnaldo Rayol deixa um legado inestimável para a música brasileira, com uma carreira que atravessou décadas e tocou os corações de milhões de fãs. A família agradece as manifestações de carinho e apoio. Informações sobre o velório e cerimônia de despedida serão divulgadas em breve”.