Uma parceria entre o designer e ilustrador Luan Zuchi e o colunista e editor do Pioneiro, Marcelo Mugnol, inspirou a criação da história em quadrinhos (HQ) Do Frio que nos Habita, que será lançada neste sábado (18), a partir das 17h, no Zarabatana Café, em Caxias do Sul.
A história foi baseada em uma crônica escrita por Mugnol e publicada no jornal Pioneiro do dia 20 de abril. Luan conta que ao ler o texto, composto por diálogos sobre o frio, logo imaginou as cenas para criar a HQ:
— Estimei que cada frase originaria um quadrinho para a história. No ponto em que a faísca criativa se acendeu na minha cabeça estávamos a pouco mais de 60 dias do início oficial do inverno. Julguei a oportunidade perfeita para produzir a história, um quadro por dia, no decorrer desses 60 dias. O Mugnol aprovou e incentivou a iniciativa, então produzi a HQ buscando manter esse ritmo de um quadro por dia — explica o ilustrador.
Quanto aos aspectos técnicos da produção, Luan destaca que todas as páginas foram desenhadas em papel, usando tinta nanquim com diversos instrumentos, como pincéis, canetas e até uma lâmina de estilete quebrada. Os recursos digitais foram utilizados apenas na edição das páginas.
Luan afirma que toda ficção é um espelho da realidade e que, na crônica original, que inspirou a HQ, essa reflexão já estava presente.
— São cenas, diálogos e situações que todos que já sentiram frio vão reconhecer. E, definitivamente, não falo apenas do frio meteorológico. Adaptar de um formato narrativo para outro apresenta possibilidades e limitações. Quando estabeleci as situações para as conversas percebi que não seria uma história linear e convencional — destaca Luan.
Dessa forma, na HQ, as tramas de cada grupo de personagens compõem uma narrativa fragmentada, que de acordo com o quadrinista, tem como protagonista o próprio "frio que nos habita”.
— Poder trazer os cenários locais, fazer todas as situações ambientadas em Caxias do Sul, para contar uma história tão universal me deixa muito satisfeito como quadrinista nacional. Alguém que não conhece a cidade pode ler e não identificar exatamente as ruas e os prédios e, mesmo assim, aproveitar a história, mas quem conhece a cidade ganha uma outra camada de leitura. No aspecto mais técnico do desenho e da narrativa dos quadrinhos, esse trabalho é um dos que mais me orgulho —reconhece Luan.
O projeto foi viabilizado por meio de um financiamento coletivo, na plataforma, Catarse.me, um das alternativas mais utilizadas pelos quadrinistas brasileiros para publicação de obras independentes.
Agende-se
- O quê: Lançamento da crônica em quadrinhos "Do Frio que nos Habita", de Luan Zuchi e Marcelo Mugnol.
- Quando: sábado (18), a partir das 17h.
- Onde: Zarabatana Café (Centro de Cultura Ordovás - Rua Luiz Antunes, 312 - Caxias).
- Quanto: A história em quadrinhos estará sendo comercializada no local a R$ 20.