O cinza do concreto, típico das grandes cidades, vai ficando cada vez menos aparente em alguns pontos de Caxias do Sul. O que antes era uma parede comum em uma rua que liga dois bairros da cidade, se tornou, neste sábado (24), um espaço com uma intervenção artística com traços genuinamente locais. Uma ilustração do artista caxiense Gustavo Gomes foi estampada nos fundos do prédio ocupado por uma fabricante de móveis, localizado no bairro São Pelegrino.
A ação integrou a última etapa do projeto Poesia de Rua, liderado pelo coletivo Vivacidade e também pelo rapper Chiquinho Divilas, que realiza atividades junto à comunidade. A ilustração estampada por Gomes remete à contação de histórias e traz o lúdico da literatura infantil para o dia a dia da cidade.
Um grande livro predomina a tela e, nele, personagens, pássaros, um balão e uma xícara. Quem passava pelo local durante a intervenção parou para contemplar o trabalho do artista em dar cores e traços para a formação do desenho. A inspiração dos organizadores é no Beco do Batman, espaço no bairro Vila Madalena, em São Paulo, referência de arte urbana no Brasil e no mundo.
— Estamos trabalhando a literatura infantil como proposta principal, de forma poética, e também inserimos mulheres nessa arte — conta Gomes, que já levou seu trabalho para mais de 50 países e estampa dezenas de muros em Caxias.
Segundo a presidente do Vivacidade, Madeline Juber, a ideia de levar a pintura para a Irma Valiera é interligar o bairro São Pelegrino com o Euzébio Beltrão de Queiroz por meio de uma rua colorida e artística.
Outra ação do Poesia de Rua, realizada em dezembro, permitiu que crianças e adolescentes atendidos pelo projeto Ampliando Horizontes, do Centro Cultural do bairro Euzébio Beltrão de Queiróz, enfeitassem postes com cores e poemas na mesma rua.
Irma Valiera, que dá nome à rua, segundo registros, era uma fiel torcedora do Juventude. Coincidência ou não, em uma das suas demonstrações de amor pela equipe, durante uma comemoração da torcida em 1920, a jovem recitou poesias em homenagem a um título conquistado, entregando flores para a delegação do clube.
— Na primeira etapa, a gente trouxe poesias e desenhos para todos os postes de iluminação. Em seguida, pintamos um muro aqui também na Rua Irma Valiera. Agora, encerramos o projeto com essa ação do (Gustavo) Gomes. Estamos avaliando uma continuidade do Poesia de Rua em outros locais, planejando esse segundo passo, mas ainda sem novidades — comentou.
O projeto Poesia de Rua é financiado com recursos de Termos de Ajustamento de Conduta (TACs) do Ministério Público (MP). Além da ação com Gomes durante a manhã, outras atividades estão marcadas para a tarde, como a apresentação da peça Conto Contigo Comigo, do Grupo Ueba, às 15h30min. O espetáculo busca divertir adultos e crianças por meio da contação de várias histórias clássicas, de Romeu e Julieta até O Calcanhar de Aquiles.
Além da pintura e do teatro, a Rua Irma Valiera também recebe a exibição de filme na rua, a animação Alô, Amigos, clássica produção dos Estúdios Disney, de 1942, às 18h45min. Por fim, o espaço receberá um pocket show do RAPajador, projeto que aproxima o Hip Hop das culturas gaúcha e platina, propondo um encontro das rimas do rap com os versos da pajada. A ação é apresentada pelo rapper Chiquinho Divilas, o acordeonista Rafael De Boni e o DJ Hood.