Poesias escritas por crianças e adolescentes atendidos pelo projeto Ampliando Horizontes, do Centro Cultural do bairro Euzébio Beltrão de Queiróz, estão agora ao alcance dos olhos de quem passa pela Rua Irma Valiera. Os cartazes com versos que falam de favela, paz, união, sonhos e amor foram colados em postes da via na manhã desse sábado (11) pelos próprios autores. Eles também grafitaram algumas rimas.
A ação faz parte do projeto Poesia de Rua, promovido pelo Vivacidade e pelo rapper Chiquinho Divilas. No total, 18 crianças e adolescentes participaram das oficinas realizadas entre os dias 30 de novembro e 2 de dezembro e conduzidas por Chiquinho. A intervenção nos postes teve a orientação da artista Fernanda Rieta, que atua na Fluência Casa de Hip Hop.
Vejas fotos:
— Eles cresceram e estão dentro desse contexto de violência. Como vamos combater? Nesses espaços. Foi uma boa folia, uma folia organizada. É mais um capítulo que estamos escrevendo dentro dessa ideia de cultura e educação — avalia Chiquinho, que é também educador social.
O Poesia de Rua é inspirado no Rua dos Escritores, realizado pela escola Centro Integrado de Desenvolvimento (CID), de Porto Alegre. É financiado com recursos oriundos de Termos de Ajustamento de Conduta (TACs) ou acordos firmados pelo Ministério Público (MP) de Caxias do Sul.