A comunidade do bairro Euzébio Beltrão de Queiroz, em Caxias do Sul, se uniu na manhã desse sábado (4) para revitalizar a escadaria que liga a Rua Bento Gonçalves aos fundos do antigo INSS, próximo ao Estádio Centenário. Os degraus e as paredes que circundam a escadaria receberam tintas de diversas cores, a fim de tornar o cenário mais alegre.
Batizada de Escadas da Quebrada, a iniciativa é uma parceria entre o Instituto SAMbA e o rapper Chiquinho Divilas. Também participante do projeto, o designer gráfico Rafael Lunardon criou o novo visual da escadaria, traduzindo a arte brasileira. Ação também integra o grande projeto Mosaico da Quebrada, que pretende promover uma intervenção urbana no Euzébio, buscando mudar a percepção sobre a região.
De acordo com Chiquinho Divilas, a intervenção foi inspirada no bairro Las Palmitas, na cidade mexicana de Pachuca, onde a pintura de todas as casas formou um grande mural colorido.
— Em um prazo curto eles conseguiram diminuir a violência com várias ações com todos envolvidos, desde o poder público, sociedade civil, patrocinadores artistas e moradores. O objetivo é dar visibilidade e colocar o Beltrão de Queiroz no mapa da arte, dessa sinergia importante, e quebrar esse estereótipo e essa estatística desfavorável que há muitos anos vem assombrando essa região. A ideia é quebrar isso através da coletividade, da arte, nesse contexto de cuidar do nosso espaço, ou seja, ter orgulho da nossa quebrada — explica.
Para 2022 também está prevista a repaginação de muros e fachadas das casas da comunidade.