Desde os 13 anos, o canelense David Domingos participa das paradas de Páscoa de Gramado, e eventualmente também na sua cidade natal. Aos 21 anos, o malabarista e equilibrista, que se apresenta regularmente em uma pizzaria temática, tem a época do ano em que se celebra a ressurreição de Cristo ao sabor doce do chocolate como a mais aguardada. Neste ano em que o arrefecer da pandemia e o avanço da vacinação permitem a volta dos eventos presenciais, a expectativa para encher de alegria os palcos e as ruas é ainda maior.
– A gente queima o pé no asfalto, sai de cada apresentação destruído, como se tivesse corrido uma maratona, mas é uma troca de energia maravilhosa. Não tem explicação – define o artista.
Dois dos municípios que têm a Páscoa como um dos momentos mais aguardados do ano, tanto pela força do setor chocolateiro quanto pela vocação turística, Gramado (a partir da próxima sexta-feira) e Canela (a partir do dia 31) prepararam eventos repletos de atrações artísticas, tendo a tradicional parada, ou cortejo, como carro-chefe. Para David, trata-se de um momento ímpar de proximidade entre artistas e o público:
– O cortejo de Páscoa oferece uma troca muito incomum com os espectadores. É cara a cara. Ocorre uma quebra total da quarta parede. Também entre os artistas a gente fica muito mais próximo e se diverte demais. Os eventos também se apresentam como uma oportunidade de envolver as diversas companhias de dança e teatro com a comunidade. Algumas têm uma relação de décadas, como a Academia Neusa Martinotto, de Canela, que há mais de 30 anos participa de datas comemorativas. Este ano, os bailarinos e acrobatas irão apresentar o inédito Cortejo de Páscoa do Coelho Confeiteiro, que irá partir da Catedral de Pedra e seguir até a Praça João Corrêa. Trata-se de uma história lúdica sobre um coelho preguiçoso, que gosta de se esconder para evitar a Páscoa e precisa ser convencido a trabalhar por seus ajudantes, enquanto estes preparam um banquete de guloseimas
– Está sendo muito legal preparar este espetáculo, pois parece que é tudo novo. É como se a gente nem soubesse fazer. Passamos por um momento bem complicado, e essa volta é muito gratificante. Os municípios estão empenhados em voltar com tudo – comenta Priscila Martinotto, produtora do espetáculo.
PROXIMIDADE DO PÚBLICO
Para a classe artística que busca a Região das Hortênsias como residência, e que nos últimos anos sofreu com o impacto do sucessivo cancelamento de eventos, a Páscoa promete ser ainda mais doce. O ator André Guedes, da Cia. Goliardos, irá levar seu espetáculo Bruxarias na Páscoa a Canela, onde reside, e também a Nova Petrópolis. Após ter estreado em 2019, a história do coelho mago e mal-humorado, que precisa ser convencido a trocar a cenoura pelo chocolate, promete arrancar boas risadas de crianças e adultos.
– Acho que a Páscoa tem um encanto a mais em relação ao Natal, que é outra época em que a gente trabalha bastante. O Natal é tão grandioso que afasta um pouco as pessoas do lado cultural. Torna-se uma atração muito mais turística, em que o turista quer mais é registrar tudo para postar nas suas redes. No visitante da Páscoa a gente percebe um carinho todo especial pelo artista, pelo lado cultural – aponta Guedes.
Em Gramado, a programação de Páscoa fica a cargo da Gramadotur, mesma empresa responsável pela organização do Natal Luz. Em uma recepção para a imprensa na qual foi apresentada a decoração para este ano, a coordenadora de eventos da autarquia, Kênia Jaeger, destacou a importância da classe artística para o sucesso do evento, que a Gramadotur trabalha para tornar tão atrativo e rentável quanto a festa natalina, no médio prazo.
– Nossa parte artística envolve mais de 100 pessoas, entre músicos, bailarinos, companhias de teatro, que também são nossas marcas. A decoração traz as cores e a vibração, mas é a arte que dá vida à festa – observa.
Vale destacar que Canela e Gramado não deixaram de fora as celebrações religiosas. Em Canela, o lado espiritual da Páscoa será contemplado com a Procissão do Encontro, marcada para o dia 15 de abril. Com saída da Praça João Corrêa, o cortejo seguirá até a Igreja Matriz, encenando os últimos passos de Jesus. Em Gramado, estão previstas duas procissões: a de Ramos, no dia 10 de abril; e a de Passos, na Sexta-feira Santa, fazendo o mesmo percurso.
Pela região
Há pouco menos de um mês da Páscoa, que será celebrada no dia 17 de abril, alguns municípios da Serra já anunciaram suas programações para o período. Em Farroupilha, a Páscoa de Todos tem como principal atração, desde o último dia 12, os passeios gratuitos com o Trenzinho do Coelho. Sempre de quinta a domingo, das 15h às 20h, o trenzinho passeia pelas ruas decoradas da área central da cidade, com saída da Igreja Matriz.
Em Nova Petrópolis, a Magia da Páscoa ocorre de 7 a 17 de abril e terá como principais cenários a Praça das Flores e a Rua Coberta. A programação gratuita e diária, das 9h às 19h, terá diversas atividades direcionadas às crianças, como maquiagem artística, caça aos ovos, apresentações teatrais e a tradicional montagem da Osterbaum (árvore de Páscoa, em alemão), em que as crianças podem levar ovos enfeitados para a decoração.
Em Carlos Barbosa, a Fundação de Cultura e Arte – Proarte irá realizar a tradicional encenação da Paixão de Cristo, na Sexta-Feira Santa (15/4). Considerado um dos maiores eventos religiosos do município, o cortejo que parte da Igreja Matriz e segue até o Morro do Calvário costuma reunir cerca de 300 pessoas, e volta a ocorrer após dois anos em que a pandemia impediu a realização.